PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

segunda-feira, 5 de junho de 2017

6º dia da Trezena de Santo Antônio


Santo Antônio, leva-nos a amar o Cristo Eucarístico 

O cônego agostiniano Fernando ordenou-se sacerdote e, ao tornar-se franciscano, passou a se chamar Frei Antônio. Depois que ficou doente na Missão na África, permaneceu um tempo na Sicília, nos trabalhos humildes de um pequeno convento.

Quando foi escolhido para pregar de improviso numa solene cerimônia, deixou a todos os confrades impressionados com a sua inteligência e capacidade de pregar.
Foi grande pregador, missionário e professor, e sempre se destacou como um sacerdote zeloso e santo, fazendo do amor à Eucaristia a força que movia o seu sacerdócio e seu ideal franciscano

Oração do dia:

Ó Deus, que nos destes Santo Antônio, um grande sacerdote segundo o Coração do Altíssimo, fazei que aprendamos com ele a amar a Eucaristia e que, comungando o Corpo de Cristo, nos comprometamos também a repartir o pão com os mais pobres, como ele sempre repartiu.

Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Palavra de Deus

1ª Carta de São Paulo aos Coríntios 11,17

Nas instruções que eu vou dar a vocês, eu não posso elogiá-los, pois as suas reuniões de adoração fazem mais mal do que bem. Para começar, me contaram que nessas reuniões há grupos de pessoas que estão brigando, e eu creio que em parte isso é verdade. Não há dúvida de que é preciso haver divisões entre vocês para que fique claro quem são os que estão certos. Quando vocês se reúnem não é ceia do Senhor que vocês comem. Pois, na hora de comer, cada um trata de tomar a própria refeição. E assim, enquanto uns ficam com fome, outros chegam até a ficar bêbados.

Por acaso vocês não têm suas próprias casas onde podem comer e beber? Ou será que preferem desprezar a Igreja de Deus e envergonhar os que são pobres? O que é que vocês querem que eu lhes diga? Querem que os elogie? É claro que não vou elogiá-los!

Evangelho de São João 6,1-51

“Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer desse pão nunca morrerá. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; e quem comer desse pão viverá para sempre. E o pão que eu darei para que o mundo tenha vida é a minha carne.”
Aí eles começaram a discutir entre si. E perguntaram: Como é que este homem pode dar a sua carne para a gente comer? Então Jesus disse: Eu afirmo a vocês que isto é verdade; se vocês não comerem a carne do Filho do Homem e não beberem o seu sangue, vocês não terão vida. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.”

Preces:

Senhor, que o Cristo Eucarístico seja o centro de nossa vida cristã.

Cristo, sacerdote único do Deus Altíssimo, que confiastes aos sacerdotes a graça de oferecer o santo sacrifício do altar, a Sagrada Eucaristia, fazei que eles realizem em suas vidas o que celebram neste santo sacramento, rezemos.

Cristo, maná descido do céu, que alimentais a vossa Igreja com vosso corpo e sangue, que o povo de Deus tenha sempre mais fome do pão da vida e cresça sempre mais na comunhão de amor nas comunidades, rezemos.

Fazei, Senhor, que todos os que comungam o pão da vida, o corpo do Senhor, se esforcem para repartir com generosidade o pão material para com os mais pobres e que nunca falte o pão de cada dia nas mesas de todos os nossos irmãos, rezemos.

Que todos os cristãos amem e reverenciem a todos os sacerdotes que nos consagram e nos administram o santíssimo corpo e sangue do Senhor, que eles sejam sempre mais santos e que mais jovens descubram a grande graça da vocação sacerdotal, rezemos.

Oferecimento do dia:

Senhor, aceitai as nossas oferendas de pão e de vinho e que elas alimentem o nosso amor a Jesus Cristo. Sabemos que o amor e a devoção eucarística de Santo Antônio enchiam-lhe o coração até o profundo desejo do martírio. Senhor, que por intercessão dele cresça em nós o amor a Jesus na Eucaristia.

Palavras de Santo Antônio:

Alguns, por reverência ao Corpo e Sangue do Cristo, dizem: “Senhor, eu não sou digno”, e frequentemente se abstêm da recepção da Eucaristia; outros, porém, recebem-no de bom grado, honrando o Corpo do Cristo, donde a palavra de Santo Agostinho:

“Não louvo nem censuro o receber todos os dias a Eucaristia. Há quem, para honrar, não ousa comungar todos os dias: há quem não ousa deixar passar dia algum, sem lhe prestar esta honra”.

Invocação: Santo Antônio, sacerdote segundo o coração do Altíssimo, rogai por nós.

Oração final:

Dai-nos, Senhor Jesus, possuir o gozo eterno da vossa divindade, que já começamos a saborear na terra, pela comunhão do Vosso Corpo e Sangue. E que, pelos méritos de Santo Antônio, cresça sempre mais em nós a fé na Eucaristia e o amor a Jesus Sacramentado.

Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Bom propósito:

Com Santo Antônio, quero me aprofundar no amor a Jesus na Eucaristia. Como bom cristão, devo me convencer do valor da Missa e participar dela sempre nos fins de semana. Quero adquirir o costume de sempre que entrar na igreja chegar mais perto do sacrário e passar alguns minutos para adorar a Cristo no Santíssimo Sacramento.