PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

domingo, 4 de junho de 2017

5º dia da Trezena em honra a Santo Antônio


Santo Antônio, filho fiel de São Francisco

Quando o jovem Fernando era estudante de Teologia, em Coimbra, ele conheceu os filhos de São Francisco que moravam no convento de Santo Antão dos Olivais, muito próximo ao seu mosteiro. 

Em fevereiro de 1220, Fernando fica sabendo que os frades menores que tinham ido pregar missões em Marrocos haviam sido martirizados. Os restos mortais dos franciscanos foram velados na capela do Mosteiro da Santa Cruz. 

Fernando decide ser franciscano também. E em 1221 ele é admitido na Ordem Franciscana, recebendo o nome de Frei Antônio e vestindo o habito de São Francisco, com o grande sonho de poder morrer mártir também.

Com São Francisco e Santo Antônio, queremos descobrir como é bonito o ideal de seguir Cristo como o Santo de Assis. 

Oração do dia:

Ó Santo Antônio, como jovem sacerdote sentistes o grande desejo de viver o ideal de ser missionário e mártir, pelo exemplo dos primeiros mártires franciscanos em Marrocos. Inspirai-nos a ter sempre mais coragem de doar a vida por Cristo, seguindo os passos de Jesus como São Francisco de Assis.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Palavra de Deus

Provérbios 30,5-9

Tudo o que Deus diz é verdade. Ele é como um escudo para todos os que procuram a sua proteção. Nunca declare que Deus disse alguma coisa que, de fato, Ele não disse; se você fizer isso, ele o corrigirá e mostrará que você é mentiroso. 

Eu te peço, ó Deus, que me dês duas coisas antes de eu morrer: não me deixes mentir e não me deixes ficar nem rico e nem pobre. Dá-me somente o alimento que eu preciso para viver. Porque, se eu tiver mais do que o necessário, poderei dizer que não preciso de ti. E, se eu ficar pobre, poderei roubar e assim envergonharei o teu nome, ó meu Deus.

Evangelho de São Lucas 21,1-4

Jesus estava no pátio do Templo, olhando o que estava acontecendo, e viu os ricos pondo dinheiro na caixa das ofertas. Viu também uma viúva pobre que pôs ali duas moedinhas de pouco valor. Ele disse: “Eu afirmo a vocês que esta viúva pobre deu mais do que todos. Porque os outros deram do que estava sobrando. Porém ela, que é tão pobre, deu tudo o que tinha para o seu sustento”.

Preces:

Com São Francisco e Santo Antônio, sejamos instrumentos de Paz.
  • Pela Santa Igreja, a quem São Francisco e Santo Antônio sempre dedicaram total fidelidade e amor, pelo santo padre, o Papa, a quem nossos santos devotaram grande respeito e obediência, pelos bispos e sacerdotes, a quem reverenciaram pelo seu sagrado ministério, para que eles continuem sendo fiéis servidores do evangelho, sempre dispostos a servir o povo de Deus, rezemos.
  • Para que o ideal do Evangelho vivido e pregado por São Francisco, o mesmo ideal que Santo Antônio abraçou com tanto amor, não seja traído pelos franciscanos e franciscanas que livremente optaram por esta forma de vida, rezemos.
  • Por todos os cristãos, para que encontrem em São Francisco e Santo Antônio grandes modelos de vida, e para que trabalhem para construir um mundo de paz, justiça e de verdadeira fraternidade, rezemos.
  • Pelos jovens do mundo inteiro, para que inspirados pelo exemplo de São Francisco, lutem para preservar o meio ambiente, amar a natureza, e sejam mensageiros da Paz e do Bem, rezemos.


Oferecimento do dia:

Senhor, este pão e vinho que preparamos sobre este altar são a dádiva humilde da nossa pobreza, sinal dos pobres que estão sofrendo no mundo inteiro. Assim como São Francisco, o “poverello” de Assis, abraçou radicalmente a pobreza evangélica, e como Santo Antônio nos ensinou a repartir o pão para os mais pobres, queremos ter um coração muito próximo aos mais pobres de nossa sociedade.

Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Palavras de São Francisco a Santo Antônio:

“Eu, frei Francisco, (desejo) saúde a Frei Antônio, meu bispo. Apraz-me que ensines a sagrada teologia aos irmãos, contanto que, nesse estudo, não extingas o espírito de oração e devoção, como está contido na Regra.”

Invocação:

Santo Antônio, fidelíssimo filho de São Francisco, rogai por nós.

Oração Final:

Ó glorioso Santo Antônio, que abandonaste as riquezas da tua família terrena e abraçaste a pobreza dos primeiros filhos de São Francisco para seguir o Cristo pobre, faz que também nós sejamos livres de todo apego demasiado às coisas terrenas e mais solidários com aqueles que ao nosso redor vivem na miséria e no abandono. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Bom propósito:

Na Igreja há muitas congregações e ordens religiosas, cada uma com seu carisma. É uma grande riqueza. Quero conhecer o carisma franciscano, descobrindo o ideal de vida evangélica que Francisco de Assis, por inspiração divina, deixou como herança preciosa. Quero ter um coração franciscano também.