PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

quarta-feira, 31 de maio de 2017

1º dia da #Trezena em honra a Santo Antônio



Santo Antônio, abençoa a nossa Família

Santo Antônio nasceu em Portugal, na cidade de Lisboa, no fim do século XII, sendo a data  mais mencionada nas biografias a de 15 de agosto de 1195. Seus pais, Martim de Bulhões e Tereza Taveira, eram muito religiosos e o educaram com muito carinho na religião cristã.

Sobre a casa de seus pais, em Lisboa, foi erguida a Igreja de Santo Antônio, bem próxima à catedral de Santa Maria. 

Neste primeiro dia da Trezena, vamos rezar por todas as famílias e agradecer a Deus por tudo o que recebemos e aprendemos com nossos pais, incluindo todos os familiares em nossas orações.

Oração do dia:

Senhor, neste primeiro dia da Trezena, trazemos na vossa presença as nossas famílias. Que Santo Antônio, que teve a graça de nascer numa família exemplarmente cristã, interceda junto a Deus para que os pais sejam sempre mais santos e para que os filhos cresçam na fé, sem nunca abandonarem a prática da religião.

Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Palavra de Deus:

Eclesiástico 3,1-6.9

Filhos, escutem a advertência de um pai; e procedam assim, de maneira a serem salvos. Pois o Senhor glorifica o pai em seus filhos e consolida a autoridade da mãe sobre a prole.

Quem honra o pai expia os pecados e quem glorifica a mãe é como se acumulasse tesouros.

Quem honra o pai será alegrado pelos filhos e no dia em que orar será atendido. Quem glorifica o pai terá vida longa e quem obedece o Senhor proporcionará repouso à sua mãe.

A bênção do pai consolida a casa dos filhos; a maldição da mãe lhes destrói os alicerces.

Evangelho de São Mateus 7,24-27

Quem ouve esses meus ensinamentos e vive de acordo com eles é como um homem sábio que construiu a sua casa na rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, e o vento soprou com força contra aquela casa. Porém ela não caiu porque havia sido construída sobre a rocha.

Quem ouve esses meus ensinamentos e não vive de acordo com eles é como um homem sem juízo que construiu a sua casa na areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes e o vento soprou com força contra aquela casa. Ela caiu e ficou totalmente destruída.”

Preces:

Por intercessão de Santo Antônio, guardai nossas famílias unidas na paz e no amor.

  • A Deus Pai, que confiou seu filho Jesus a José e Maria, para que guarde os pais e mães na fidelidade e no amor, fazendo com que eles sejam um sinal abençoado do amor de Deus para suas famílias, rezemos. 

  • Por todos os nossos parentes e amigos, para que se esforcem para manter a paz e a harmonia em seus lares e para que nunca falte o pão de cada dia em suas mesas, rezemos.

  • Para que todas as crianças, adolescentes e jovens cresçam obedientes a seus pais e avós e sejam iluminados por Deus na escolha do seu próprio caminho de amor, a sua vocação, rezemos.

  • Por todos os familiares já falecidos, para que descansem em paz, e para que nós tenhamos sempre mais esperança no reencontro feliz com eles na Casa do Pai, rezemos.


Oferecimento do dia:

Que a exemplo de Santo Antônio, sejamos sempre gratos a Deus pelo amor que recebemos de nossos pais e familiares. Aceitai, Senhor, os nossos trabalhos deste dia, que queremos fazer por amor a Vós. Guardai nossas famílias como um sinal forte e expressivo do vosso amor aqui na Terra.
Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Palavras de Santo Antônio:

“Nas bodas de Caná estava presente a Mãe de Jesus. Também Jesus e seus discípulos haviam sido convidados para o casamento. Ó feliz casamento, honrado por tantos privilégios e abençoado com tantos favores.

Em Maria, que foi virgem e mãe, é personificada a castidade e a fecundidade.Também são revelados a honra e o ornamento de todo casamento, tanto com seus privilégios como com a sua dignidade.” 

Invocação: Santo Antônio, amparo das famílias, rogai por nós.

Oração final: 

Senhor, nós vos agradecemos pela grande bênção que é a família em que nascemos. Que nunca falte em nossos lares o pão de cada dia, e, em nossas vidas, o Pão vivo descido do céu. Que, por intercessão de Santo Antônio, Deus guarde nossas famílias unidas pelo vínculo do amor e que um dia possamos morar com a Sagrada Família na eternidade.

Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Bom propósito:

Prometo rezar por todos os familiares que estão mais afastados da prática da fé. Quando puder, irei visitar uma família que está passando por momentos muito difíceis.