PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

quinta-feira, 23 de março de 2017

Ordenação Diaconal da Rocinha: preparativos começam com Tríduo


Rocinha (RJ) - A Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, na comunidade da Rocinha, no Rio de Janeiro, está em festa. O motivo? A preparação para a ordenação diaconal de Frei Alan Victor Maia. E, como é de costume, a ordenação está sendo preparada com um tríduo vocacional, que conta com a presença de mais cinco frades, além dos que moram na própria fraternidade da Rocinha.

Assim, na quarta-feira (22/03), durante o dia, os frades missionários passaram pelas casas das famílias na comunidade Sagrada Família, na Cachopa. Foi uma experiência marcante para todas as pessoas que visitaram as casas e que receberam os missionários. Subindo e descendo pelas vielas, os missionários puderam conhecer melhor a realidade do povo local. A mensagem do Evangelho chegou nos becos e nas casas mais distantes da comunidade.

A alegria expressiva daqueles que receberam os missionários foi um fato evidente da atividade durante o dia. No final da tarde, os missionários foram acolhidos pela comunidade na Capela Sagrada Família, que é o local onde os moradores da região se reúnem para celebrar a sua fé. A oração, dirigida pelos Frades, foi no estilo de círculo bíblico, com leitura do Evangelho e partilha da Palavra de Deus. Além disso, a comunidade pode receber em seu meio a presença do Cristo Eucarístico através de uma adoração ao Santíssimo Sacramento. Por fim, a saudação de Paz e Bem, envolvida por um clima festivo, encerrou aquela celebração comunitária.

À noite, às 19h30, Frei Diego Melo presidiu a celebração do primeiro dia do tríduo, tendo como concelebrante a Frei Sandro Roberto da Costa, pároco, que acolheu os missionários apresentando-os para a comunidade, que os recebeu com uma calorosa salva de palmas.

Após a homilia, Frei Alan fez a sua profissão de fé diante do povo reunido. Como o Evangelho do dia convidava para uma busca autêntica da vivência de fé, todos os participantes da celebração receberam uma nobre missão. Assim, cada um recebeu uma fitinha onde estava escrita uma das 14 obras de Misericórdia, cujo objetivo era fazê-los recordar da importância de a fé se expressar também através de atos.

Encerrando a celebração, Frei Sandro reiterou os convites para os demais dias do tríduo, bem como pediu as orações de todos pela pronta recuperação da saúde de Frei Márcio Araújo Terra, membro desta fraternidade e que se encontra hospitalizado após ter sofrido um acidente doméstico.

Que o bom Deus possa continuar abençoando a Frei Alan que está se preparando para a sua ordenação diaconal, bem como por Frei Márcio e todos os demais frades enfermos da Província.

Frei Gabriel Dellandrea 

Acompanhe a entrevista