PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Niterói acolhe o encontro regional dos benfeitores franciscanos


Frei Alexandre Rohling

No dia 13 de novembro, foi realizado na Paróquia Porciúncula de Santana em Niterói (RJ), o Encontro Regional de Benfeitores Franciscanos. O domingo amanheceu chuvoso, após uma semana de calor intenso. O evento teve início às 9h30, com a missa presidida por Frei Luiz Henrique Ferreira de Aquino, vigário da Paróquia da Porciúncula. 

Depois da missa, os benfeitores dirigiram-se ao salão paroquial para iniciarmos oficialmente o encontro. Como de costume, os participantes foram acolhidos com cantos franciscanos, mantras de animação e cânticos de boas vindas. Como diz o ditado: “Rezar faz bem para a alma e coração.” Rezamos juntos a oração da manhã, em ação de graças pela vida de cada um dos presentes. Iluminados pelo poema Saber viver, de Cora Coralina, os benfeitores refletiram juntos sobre o segredo da vida em ser simplesmente um abraço que envolve e como o poema diz: a vida só tem sentido se tocamos o coração das pessoas. Neste ambiente iniciamos a partilha do tema proposto para este ano: 30 anos pelas vocações – uma linda história. 

Com o auxilio da tecnologia, apresentamos os slides com informações acerca da origem e história do Pró-Vocações e Missões Franciscanas, os frades que passaram por este serviço, números de benfeitores por estados onde estamos presentes, casas de formação da Província, Serviço de Animação Vocacional e um pouco sobre o carisma franciscano. A partir da chamada: “sua ajuda transforma o mundo”, apresentamos aos benfeitores as realidades onde hoje os frades são sinais da presença profética no nosso tempo. Ainda apresentamos algo sobre o Sefras - Serviço Franciscano de Solidariedade e outras obras sociais desenvolvidas pelas nossas fraternidades. Os benfeitores ficaram admirados com a tamanha ajuda que eles nos proporcionam com sua partilha e doação. 

Por fim, apresentamos ainda algumas atitudes ou obras de misericórdia que podemos praticar no dia a dia, a fim de melhorar nossas relações com nossos familiares e amigos. Entre elas: corrigir com amor, valorizar a história de cada um, sorrir, ajudar o próximo e falar para as pessoas o quanto você as ama. Você sabe... E elas? Ainda explicamos para os presentes o modo de rezar e a história da devoção franciscana da coroa das sete alegrias de Nossa Senhora. 

Terminamos o Encontro de Benfeitores Franciscanos por volta das 12h30. Tiramos a foto oficial do encontro e descemos para o salão, onde foi servido um delicioso almoço de confraternização. Agradecemos de forma especial a participação de todos neste evento. De forma terna a benfeitora Célia Estupinham de Araújo, que todos os anos se empenha com a realização de um bingo solidário para ajudar nos custos desse encontro, bem como a todos os voluntários que lá estavam. Ainda nosso fraterno abraço ao pároco, Frei Salésio Lourenço Hillesheim, que sempre nos acolhe benignamente para a realização deste belo dia de encontro e confraternização entre os benfeitores franciscanos. Como disse o senhor Billy: “Frei este encontro sempre fica com gosto de quero mais”. Terminamos este lindo dia pedindo sobre nós as bênçãos do Deus que nos faz todos uma só família. Em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo. Amém.