PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Novena de Frei Galvão - 5º dia


“Uma vida tão ativa e um apostolado tão fecundo só eram possíveis com uma intensa vida interior. Com efeito, Frei Galvão era um contemplativo que rezava muito e vivia com seus pensamentos concentrados em Deus. Mesmo quando caminhava, ia recolhido e meditativo.

Tinha o costume de viajar sempre a pé, recusando, por espírito de mortificação e pobreza, montarias ou – o que era frequente na época – liteiras ou cadeirinhas carregadas por escravos.

Os habitantes da Capital de São Paulo, e de tantas outras localidades, estavam habituados a ver o religioso, com sua figura alta e nobre, percorrendo incansavelmente as distâncias empoeiradas, para levar a Palavra de Deus por toda parte”.

O que é ser missionário nos dias de hoje? Muitas vezes não é necessário percorrer grandes distâncias. Pensamos no missionário como alguém que atravessa as fronteiras geográficas. Mas não é a única maneira de ser missionário.

Quantas vezes nossa missão está em nossa família, em nosso local de trabalho? E você, já descobriu qual a sua missão?

Peçamos a intercessão de Frei Galvão por todos aqueles que são missionários! Que Deus suscite no coração dos jovens o desejo de servir mais e melhor!

SAUDAÇÃO/ INTRODUÇÃO

Meu irmão, minha irmã, Paz e Bem! O Santo Frei Galvão foi o grande missionário em nosso solo. Sempre andando a pé, percorreu muitas cidades, como Piraí do Sul – Paraná; São Paulo, Sorocaba, São Luiz do Paraitinga, Taubaté, Rio de Janeiro, e tantos outros lugares. Com Frei Galvão, na novena deste dia, vamos aprender a ser missionários da Boa Nova de Jesus.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém

PALAVRA DE DEUS (2Tim 4, 2.5)

“Prega a palavra, insiste oportuna e inoportunamente, repreende, admoesta, ameaça, exorta com toda a paciência e empenho de instruir... Sê prudente em tudo, suporta os trabalhos, pratica obra de pregador do Evangelho, cumpre teu ministério”.

COMPROMISSO DO DIA

Vou me esforçar para saudar e tratar bem todas as pessoas que eu encontrar ao longo do dia. Se possível, irei visitar uma pessoa que esteja vivendo uma situação difícil, e levando a esta pessoa uma palavra positiva e de muito amor.

ORAÇÃO FINAL/ BÊNÇÃO

Ó Santo Frei Galvão, fostes um missionário incansável e itinerante, pregando pelo exemplo extraordinário da ternura do trato com as pessoas, e pela palavra viva do Evangelho de Jesus. Que o Senhor conceda a todos nós a graça de pregar mais pelo bom exemplo do que pela palavra. Que o mundo, onde o relacionamento entre as pessoas é muitas vezes ríspido e indelicado, possamos tratar as pessoas com ternura, carinho e caridade, vendo em cada irmão o rosto do próprio Cristo. Amém.

Que o Senhor abençoe a nós e a todas as pessoas que encontrarmos neste dia: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.