PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Novena de Frei Galvão - 4º dia



Frei Galvão demonstrou que é para nós um dos mais belos exemplos de alguém que amou profundamente Maria Santíssima. Demonstrou isso na sua filial entrega a Ela, declarando-a minha Senhora, digna Mãe e Advogada e considerando-se ‘filho e perpétuo escravo’. Essa entrega foi assinada por Frei Galvão com o próprio sangue, num documento datado em 9 de novembro de 1766, quatro anos depois de sua ordenação sacerdotal, aos 27 anos de idade.

Foi a partir dessa confiança fortíssima na proteção de Maria que criou as “pílulas de Frei Galvão”. Assim como nas Bodas de Caná, Maria pediu a Jesus o primeiro milagre, e Jesus o realizou, Frei Galvão confiava que pedindo a Jesus, por meio de Maria, Ele nunca o deixaria de atender. Assim, escreveu num papel a frase: “Post partum, Virgo, inviolata permansisti. Dei Genitrix, intercede pro nobis” – Virgem, após o parto permanecestes intacta. Mãe de Deus, intercede por nós. Enrolou o papelzinho como uma “pílula” e deu para um doente tomar. O milagre aconteceu.

SAUDAÇÃO/ INTRODUÇÃO

Salve Maria! O Santo Frei Galvão nutria por Maria Santíssima uma devoção pura e fervorosa. Num determinado momento de sua vida, ele se declarou como “filho e perpétuo escravo” da Virgem Mãe. Foi de sua confiança a Mãe de Jesus que veio o costume de dar aos doentes as conhecidas “pílulas”. Por isso, neste nosso quarto encontro, vamos a aprender com Frei Galvão a amar muito a Mãe que Jesus nos deu, e louvá-la como a “Bendita entre todas a mulheres”.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém

PALAVRA DE DEUS (Jo 19, 25-27)

“Junto à Cruz de Jesus estavam de pé: sua Mãe, a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas e Maria Madalena. Vendo a mãe e, perto dela o discípulo a quem amava, disse Jesus para a mãe: ‘Mulher, eis aí o teu filho’. Depois disse para o discípulo: ‘Eis aí tua mãe’. E desde aquela hora o discípulo a recebeu aos seus cuidados”.

COMPROMISSO DO DIA

Quando alguém que professa outra religião criticar a figura da Mãe de Jesus, não vou discutir, mas rezar por essa pessoa. Serei um apóstolo: quando houver alguém doente ou com problemas na família, falarei sobre a força de Maria em nossa vida de cristãos e, se puder, levarei as pessoas a rezarem a novena e tomarem as pílulas de Frei Galvão com muita fé.

ORAÇÃO FINAL/ BÊNÇÃO

Ó Santo Frei Galvão, que em plena juventude tivestes coragem de vos consagrar totalmente à Santíssima Virgem Maria, como filho e escravo. Guardai-nos sempre sob a proteção de Maria, ela que foi preparada para ser uma digna habitação para Jesus e, para isto, preservada de todo pecado, em vista dos merecimentos do seu divino Filho. Curai em nós as feridas do pecado original. Que o Senhor nos conceda a graça de evitar todo pecado, e de um dia poder chegar, purificados de toda culpa, na vida eterna. Amém.

Que pelo auxílio de Frei Galvão e da Santa Mãe de Deus, o Senhor no abençoe: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.