PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Novena de Frei Galvão - 3º dia


Frei Galvão foi um fidelíssimo filho de São Francisco de Assis. Sacerdote, exerceu seu ministério como porteiro, confessor, pregador e guardião do Convento São Francisco, em São Paulo. Dedicou muito de seu amor às religiosas concepcionistas, para as quais construiu o Mosteiro da Luz. Foi também, durante muitos anos, diretor espiritual da Venerável Ordem Terceira de São Francisco.

O que significa ser seguidor de Francisco de Assis? É assumir um compromisso com a simplicidade, com os pobres e necessitados. É fazer-se irmão da pobreza.

Recentemente Dom Claudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo – e franciscano – afirmou: “Francisco de Assis não é uma devoção, é um compromisso”.

Certamente Frei Galvão assim o fez. Seguiu os passos de Francisco de Assis! Que nós também possamos abraçar este ideal de vida.

SAUDAÇÃO/ INTRODUÇÃO

Irmão, irmã, Paz e Bem! Neste encontro de hoje, vamos rezar pela grande Família Franciscana. Frei Galvão foi um fidelíssimo filho e seguidor de São Francisco de Assis. Vamos pedir, neste terceiro dia de nossa novena a Frei Galvão, que o Senhor envie muitos seguidores do Poverello de Assis, homens e mulheres que ajudem a renovar a nossa Igreja e a transformar o mundo.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém

PALAVRA DE DEUS (Mt 19, 21)

“Se queres ser perfeito, vai, e vende tudo o que tens, dá aos pobres, e terás um tesouro no céu; depois vem e me segue”.

COMPROMISSO DO DIA

Rezarei hoje uma Ave Maria por todas as religiosas, religiosos, diáconos, sacerdotes, bispos, pelo Papa Francisco; enfim, por todas as pessoas consagradas a Deus. Que o Senhor dê a eles a fidelidade no santo serviço aos irmãos e a Jesus.

ORAÇÃO FINAL/ BÊNÇÃO

O Santo Frei Galvão inicialmente foi jesuíta, depois franciscano. Senhor, dai-nos a graça de entender, como riqueza da Igreja, os abundantes carismas vividos por tantas pessoas, nas diversas famílias religiosas. Fazei-os sempre mais santos. Dai-lhes a graça de serem um sinal vivo da presença de Cristo aqui na Terra.

Que nunca falte na Igreja o testemunho daqueles que seguem o Cristo, pobre e humilde, e daqueles que vivem a perfeição que Jesus propôs. Amém.

Que o Senhor nos abençoe e nos guarde. O Senhor nos mostre a sua face e se compadeça de nós. O Senhor volva seu rosto para nós e nos dê a paz: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.