PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Novena de Frei Galvão - 2º dia


Vivendo numa família muito religiosa, o adolescente Antônio Galvão, com um irmão já no seminário, sentiu-se também chamado para a vocação sacerdotal.

Começou seus estudos no seminário dos padres jesuítas em Belém, na Bahia, aos 13 anos de idade. Como os jesuítas sofressem ameaças de serem expulsos do país, o jovem Galvão, que desde pequeno conhecia a espiritualidade dos franciscanos (seu pai era da Ordem Terceira de São Francisco), decidiu seguir seu ideal. Recebeu o hábito de São Francisco de Assis no noviciado em Macacu (RJ).

Na novena de hoje, vamos pedir por todos nós, para que sejamos fiéis ao chamado que Deus nos faz. Rezemos também por todas as crianças e jovens, para que descubram o desejo de Deus para suas vidas.

Saudação/ Introdução

Paz e Bem! A vocação é fundamental para cada pessoa: quem acerta na escolha de sua vocação tem tudo para ser verdadeiramente feliz. Por isso, hoje, segundo dia de nossa novena a Frei Galvão, vamos pedir por todos nós, para que sejamos fiéis ao chamado que Deus nos faz. Rezemos também por todas as crianças e os jovens, para que descubram a vocação que Deus aponta para eles.

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém

Palavra de Deus (Lc 10, 1-2,5)

“Jesus designou outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois na sua frente a toda cidade e lugar aonde havia de chegar. E lhes disse: “A colheita é grande e os trabalhadores são poucos; rogai, pois, ao dono das plantações que mande trabalhadores para a colheita. Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: a paz esteja nesta casa”.

Compromisso do dia

Sempre que eu rezar o terço, uma dezena será pelas vocações. Se puder, ajudarei materialmente algum jovem de família pobre que queira ser sacerdote. Vou me esforçar para não falar mão dos sacerdotes e das pessoas consagradas a Deus.

Oração final/ Bênção

Santo Frei Galvão, intercede junto a Deus por todos os nossos filhos: crianças, adolescentes ou jovens, para que eles possam ter a graça de acertar na difícil tarefa da escolha do caminho da sua vocação, que o Senhor os ilumine na escolha de um caminho de amor.
Que os namorados possam sentir a tua presença, no amor que estão cultivando.

Que em muitos tu possas despertar um fervor pela pastoral em tua Igreja ou a graça de optar pela vida religiosas.

Que não faltem bons sacerdotes para a messe do Senhor. Que os presbíteros e religiosos sejam sempre mais santos, e que todos os que abraçarem o casamento vivam a santidade do matrimônio. Amém.

Desça sobre nós e nossas famílias a bênção, a paz e a proteção de nosso Deus: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém