PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Noviciado de Rodeio acolhe a nova turma dia 15

17

























Ainda celebrando os 25 anos da presença em Angola, o Noviciado de Rodeio, em Santa Catarina, recebe no dia 15 de janeiro a maior turma de noviços da Fundação Imaculada Mãe de Deus: 12 postulantes. Eles se juntarão aos seis brasileiros da Província da Imaculada para formar a turma de noviços 2016, ou a 115ª turma a passar por Rodeio, que será admitida pelo Vigário Provincial, Frei Estêvão Ottenbreit, durante a Oração das Laudes, às 7 horas.

Antes de chegarem a Rodeio, os dois grupos fizeram o tempo do Postulantado. Os brasileiros no Postulantado Frei Galvão de Guaratinguetá (SP) e os angolanos no Postulantado Santo Antônio, de Quibala. Segundo os documentos da Ordem, esses jovens farão um “período de formação mais intensa” em Rodeio, tendo como objetivo “fazer com que os noviços conheçam e experimentem a forma de vida de São Francisco, impregnem mais profundamente a mente e o coração de seu espírito e, avaliando melhor o chamado do Senhor, comprovem seus propósitos e sua idoneidade” (Constituições Gerais da Ordem, art. 152). Um dos momentos mais belos e emocionantes da admissão dos noviços será a vestição. Cada candidato recebe o hábito franciscano das mãos do Ministro Provincial e do Mestre Frei Samuel Ferreira de Lima e se veste na sacristia, voltando para assinar o documento de ingresso na Ordem dos Frades Menores.

Durante o ano, os noviços intensificam a vida em comum, entre eles e com a Fraternidade Formadora da casa, e participam também de algumas atividades na própria comunidade eclesial e celebrações das outras casas franciscanas da região.

No dia a dia, eles se dedicarão ao estudo e reflexão da Teologia da Vida Religiosa, da Regra dos Frades Menores, das Constituições e Estatutos Gerais da Ordem, sobretudo dos escritos de São Francisco.

Esta é a 115ª turma do Noviciado.