PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Missões Franciscanas em Chopinzinho (PR)

alto11

















Frei Gustavo Medella e Frei Raoni Freitas (fotos)

“Missionários da Misericórdia”. Animados por este lema, cerca de 330 jovens ligados a diversas fraternidades da Província Franciscana da Imaculada Conceição desembarcaram em Chopinzinho, no Sudoeste do PR, para participarem das Missões Franciscanas da Juventude. A chegada foi nesta quinta-feira, dia 14 de janeiro, marcada por grande festa e animação, com direito a queima de fogos, cantos e danças preparados pela juventude local para acolher os missionários que vieram dos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rio Grande do Sul. Desde que Chopinzinho foi anunciada como sede da terceira edição das Missões Franciscanas da Juventude, em janeiro do ano passado, um grande esquema de preparação foi montado sob a coordenação do Pároco da Paróquia São Francisco de Assis, de Chopinzinho, Frei José Idair Ferreira Augusto, e do animador vocacional da Província, Frei Diego Melo.

alto31
“Há muita gente envolvida, são 20 comunidades que vão receber estes missionários, e aqui na matriz nós temos o envolvimento de muitas lideranças, das pastorais, dos movimentos, e também de nossos funcionários. As missões da juventude representam um momento forte que nossa paróquia vive nestes dias, mas tudo isso vem sendo preparado há muito tempo. Assim, os primeiros beneficiados nesta iniciativa somos nós mesmos, pois, enquanto paróquia, temos a oportunidade de crescer no espírito da acolhida, da partilha e da generosidade”, explica Frei José Idair.
Logo após a acolhida e acomodação, os jovens foram convocados para um momento formativo, onde puderam refletir sobre o tema da Misericórdia e também trocar ideias sobre o assunto. No fim da tarde desta quinta, dia 14 de janeiro, os 330 participantes saíram em caminhada pelo Centro da cidade, promovendo um verdadeiro “arrastão franciscano” de Paz e Bem. Tendo à frente jovens que tinham o rosto pintado e traziam placas de palavras de afeto e fé, a turma passou pela a Avenida 15 de Novembro, via principal de Chopinzinho, saudando e acenando para todos os que passavam pelo local nos carros, a pé nas calçadas e também para os comerciantes e moradores da região.

À noite, tiveram ainda ânimo e força para superar o cansaço da viagem e do dia intenso e participaram de um forte momento de oração na Igreja Matriz, onde assistiram a uma encenação, baseada na passagem bíblica do Filho Pródigo, preparada pelos jovens de Curitiba. Em seguida houve exposição e bênção do Santíssimo, com um breve momento de adoração. Logo após, participaram de uma noite cultural com dança típica gaúcha e outras apresentações.

Nesta sexta-feira, na parte da manhã, mais um encontro formativo, desta vez sobre o temática missionária. Antes do almoço, será realizada a missa de envio e, logo após, os jovens serão distribuídos pelas comunidades que vão acolhê-los e ali viverão sua experiência missionária, visitando famílias, abençoando as casas, celebrando com o povo, como verdadeiros “Missionários da Misericórdia”.

alto42
















Também na tarde desta sexta está prevista uma visita à Carceragem da Delegacia de Polícia de Pato Branco, onde um grupo de missionários terá um encontro com os detentos. De acordo com Frei Diego Melo, a lida com estas situações de sofrimento tem o objetivo de despertar a juventude a consciência de que o seguimento de Jesus Cristo ao modo de Francisco pressupõe um compromisso irrenunciável com os excluídos e sofredores da sociedade. “Ao pensarmos o esquema de nossas missões, fizemos questão de marcá-las com estes momentos fortes de lida com as limitações humanas e, por isso, em nosso programa estão atividades como a visita aos encarcerados encarcerados e doentes, incluindo também a presença em áreas indígenas e a visita a casas de prostituição”, relata. As Missões Franciscanas da Juventude seguem até domingo, quando haverá a celebração de encerramento e envio dos jovens para suas cidades, além do esperado anúncio da cidade sede da próxima edição das missões.