PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

1º dia: Frei Galvão e a família


Começamos o 1º dia da novena em honra a Frei Galvão falando da família, nossa primeira e mais importante comunidade. É em família que temos nossas primeiras relações, nossos laços afetivos. É em família também que surgem os primeiros conflitos. Por isso a família é tão importante em nossa formação humana e espiritual. Em família aprendemos os valores essenciais de nossa vida: respeito, fraternidade, perdão, compreensão.

O Papa Francisco tem tratado muito deste assunto. Os cardeais de todo o mundo estão reunidos no Sínodo dos Bispos, tratando justamente deste assunto, tamanha a importância da família para a sociedade.

Quantas pessoas passam por problemas na família? Como superar estes problemas? Que possamos nesta novena rezar por todos aqueles que sofrem em suas famílias, por falta de amor, de diálogo, de compreensão.

Rezemos com Frei Galvão por todas as famílias!

Saudação/ Introdução
Dirigente.: Querido irmão, querida irmã, Paz e Bem! Iniciando, hoje, a novena de Frei Galvão, vamos rezar pelas nossas famílias, para que nossos lares sejam uma pequena igreja doméstica, e assim possamos cultivar os verdadeiros valores humanos e cristãos. 

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém

Palavra de Deus (Colossenses 3, 18-21)
“Mulheres, sede submissas a vossos maridos porque assim convém no Senhor. Maridos, amai as vossas esposas e não as trateis com aspereza. Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque agrada ao Senhor. Pais deixai de irritar vossos Filhos para não desanimarem”. 

Compromisso do Dia
Dirigente.: Para este dia, vamos fazer um esforço para viver em paz com todos os nossos familiares. Vamos rezar especialmente pelos que estão mais afastados da prática religiosas. Se puder, visitaremos uma família que esteja passando por dificuldades, levando a ela palavras de esperança. 

Oração Final/ Bênção
Dirigente.: Santo Frei Galvão, que nascestes num lar cristão exemplar, e que durante toda a vida sempre vos preocupastes em defender a santidade familiar, ensina-nos a ser gratos a Deus pela família em que nascemos.

Ajuda-nos a superar os conflitos diários, dai-nos a graça de ter a capacidade de sempre perdoar-nos mutuamente. Queremos viver fortemente o amor, formar uma família cada vez mais unida, a exemplo da Sagrada Família, Jesus, Maria e José. Amém. 

Dirigente.: Que com auxílio de Frei Galvão, o Senhor abençoe a nós e nossas famílias: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém