PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Dia do biólogo


No dia 3 de setembro, comemora-se o dia do Biólogo. A data relembra a regulamentação da profissão no Brasil, através da lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979. Biologia – do grego “biós” significa vida, e “logos”, conhecimento – tem em campos como anatomia, biofísica, bioquímica, botânica, fisiologia, ecologia, farmacologia, genética, imunologia, microbiologia, morfologia, parasitologia e zoologia suas principais áreas de estudo, sendo considerada campo específico da ciência desde 1802.

O biólogo é aquele que está envolvido diretamente com o estudo e a pesquisa das áreas de conhecimento da biologia. Além de estudar os organismos vivos, é função do biólogo pesquisar sobre a origem dos seres e suas funções, as espécies existentes, ou seja, analisar os seres em seus vários níveis de organização.

O profissional da área pode atuar em diversas áreas, como em laboratórios de pesquisa, laboratórios de biologia clínica ou mesmo em pesquisa de campo. Na indústria, o biólogo é encarregado da fabricação de medicamentos, alimentos, cosméticos, entre outros. Já o biólogo que trabalha com genética e biotecnologia, estuda organismos em laboratório realizando exames para verificar doenças genéticas. Ou seja, dependendo de sua formação, o biólogo pode escolher entre pelo menos 50 áreas de atuação.

O exercício da profissão de biólogo exige dupla habilitação, sendo a primeira a técnico-científica, que consiste na obtenção do diploma da área, fornecido pela autoridade educacional e pelo currículo efetivamente realizado através da graduação em nível superior nu curso de Biologia; e a habilitação, a legal, que se dá a partir do registro do profissional no órgão competente para a fiscalização de seu exercício – no caso, o Conselho Regional de Biologia de sua jurisdição.

Fonte: Portoweb

No dia 1º de outubro estaremos abençoando o Zoológico de São Paulo, e no dia 4 de outubro os biólogos do Zoo estarão na Festa de São Francisco em São Paulo, com um stand e participação nas missas.

Veja como foi a bênção no ano passado

Venha participar conosco!

Saiba mais: www.festadesaofrancisco.com.br