PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Santa Clara e a Eucaristia


Chegamos ao 6º dia da novena em honra a Santa Clara. Queremos neste dia fazer memória da Eucaristia.

Peçamos a intercessão de Santa Clara nesta sexta-feira.

O ponto mais alto da vida litúrgica é a Eucaristia. Eucaristia é ação de graças, é banquete, encontro, festa, alimento, comunhão. Na 4ª carta a Inês, Santa Clara escreve:

“Feliz de certo, é você, que pode participar deste banquete sagrado, para unir-se com todas as fibras do coração àquele cuja beleza, todos os batalhões bem-aventurados dos céus admiram sem cessar, cuja afeição apaixona, cuja contemplação restaura, cuja bondade nos sacia.” (Santa Clara - Carta a Inês de Praga)

Santa Clara buscava na Eucaristia o segredo de sua interiorização e santificação, bem como a vitalidade de sua fé e motivação última de seu viver. Com Santa Clara, vivamos unidos a Cristo. Ele nos transformará e nos tornará capazes de estreitar mais e mais as relações de uma sadia convivência humana.

A história nos registra a invasão dos sarracenos e a e tentativa de conquistarem o Mosteiro de Santa Clara, em São Damião, junto à cidade de Assis.

Santa Clara apela ao Cristo Eucarístico, q quem sempre recorria em momentos difíceis e, confiante na proteção deste Jesus Eucaristia, repele os inimigos para longe.

Oremos:

Santa Clara, fazei que a Eucaristia seja para todos nós o ponto alto de nossa caminhada de fé. Que este alimento de vida eterna nos assegure a comunhão com os irmãos e nos torne agentes de transformação na construção de um mundo de justiça, paz e fraternidade. Amém!