PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Tríduo preparatório para a ordenação presbiteral de Frei Sérgio Silas



Por Frei Clauzemir Makximovitz
Fotos: Andre Silva

São Bernardo do Campo se tornou uma cidade franciscana nesta semana em preparação à Ordenação Presbiteral de Frei Sérgio Silas Dasmasceno. Especialmente a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no bairro Ferrazópolis, em que Frei Sérgio passou sua infância e adolescência.

O Pároco, Pe. Antoninho como é carinhosamente chamado pelo povo que tanto lhe estima, acolheu franciscanamente a comitiva de frades que veio para missa de envio, nesta terça-feira, dia 30 de junho. Esta semana, a Paróquia será pintada de marrom, e o Paz e Bem estará cada vez mais na boca do povo, prometeu Frei Diego, responsável pelo Serviço de Animação Vocacional e organizador da semana missionária.

Presidindo a Celebração Eucarística da missa de envio (30/6), Frei Diego frisou o objetivo das missões, que não é de levar Deus ao povo, mas de auxiliar a despertar a consciência e percepção do quanto Deus está presente em cada casa, família e pessoa visitada.

Nesta quarta, 1º de junho, convocado, o povo veio participar! E como estava tudo organizado no primeiro dia de visitas às famílias! Até horário marcado para facilitar pra quem queria a visita mas não estaria em casa nalguma parte do dia… E foram muitas visitas! As comunidades de Santa Teresinha e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foram as anfitriãs… Ministros, jovens, membros da pastoral, coroinhas, e muita gente de boa vontade acompanhava os missionários fazendo as vezes de “anjos da guarda” missionários. Indicando o caminho, apresentando os missionários à comunidade e rezando muito.

Convidado, o povo veio para as celebrações de ação de graças e encerramento do dia, nas respectivas comunidades. Mas na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Frei Sérgio Silas celebrou, nesse primeiro dia do tríduo, a renovação de sua Profissão de Fé.

Celebrando e refletindo a vocação batismal, a celebração marcou o primeiro chamado de Deus – que nos ama – a cada um de nós, o chamado a vida. Mas, como Deus nos ama, não nos chama à qualquer vida, mas à vida plena, realizada e feliz! Esse primeiro chamado é à felicidade! Só sendo felizes e realizados, é possível assumir vocações específicas, como a religiosa, que Frei Sérgio Silas já assumiu, e a presbiteral, que irá celebrar no sábado.

Mas além disso, esse chamado se dá no batismo, que é fonte e origem da vocação à imagem de Jesus Cristo. Desde a concepção todos somos filhos amados de Deus, todos nós, mas pelo batismo, fazemos parte da comunidade dos que têm consciência dessa filiação. E com a consciência vem a responsabilidade! Pelo Batismo, participamos da vocação de Jesus Cristo, Rei, Sacerdote e Profeta.


Vocação régia, de nos importarmos e nos sentirmos responsáveis pelo cuidado de toda a criação, de todos os irmãos. Vocação sacerdotal, de reconhecermos Deus em tudo e nos irmão, e louvá-lo por isso. E vocação profética, de jamais nos calarmos diante da injustiça e do mal.

Essa vocação não cai do céu, mas nasce da comunidade, da família. Por isso, foi convidada Dona Maria Aparecida, mãe de Frei Sérgio Silas, para acender uma vela no círio pascal e entregar ao seu filho para que fizesse as renúncias a tudo o que causa divisão e mal, antes de professar a sua fé.

Essa renúncia foi acompanhada pela comunidade, que, de velas  acessas, cantava pedindo a benção e a luz do Espírito Santo. Renunciado a tudo o que causa mal e divisão, Frei Sérgio professou a sua fé, assinando o compromisso sobre o altar. Em seguida motivou a profissão de fé de toda a comunidade.

Ao final da celebração, um momento de devoção mariana com as crianças presentes alimentou a esperança de mais vocações sacerdotais e religiosas surgirem da comunidade.

Nessa quinta-feira, as visitas se concentrarão nas comunidades São José e São Vicente, e refletiremos sobre a vocação religiosa. Na sexta, será na matriz, celebrando a vocação presbiteral. Após a missa na sexta, um encontro com os jovens coroará o tríduo de preparação para a ordenação que será no sábado.

Fonte: Franciscanos