PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

terça-feira, 30 de junho de 2015

Último encontro vocacional reúne 21 jovens


O SAV (Serviço de Animação Vocacional) da Província Franciscana da Imaculada Conceição encerrou a sequência de três encontros em seu território, totalizando a participação de 53 jovens que puderam conhecer um pouco mais do carisma franciscano, bem como aprofundar a própria vocação e chamado.

O último encontro foi realizado de 26 a 28 de junho, no Seminário Frei Galvão, em Guaratinguetá, reunindo 21 jovens do Estado de São Paulo.

Esses jovens foram acolhidos pelos frades e postulantes do Seminário na sexta-feira (26). No final da tarde, o grupo já estava formado para ter belíssimo momento de oração, tendo como base para reflexão o subsídio da Ordem dos Frades Menores para o cultivo do Espírito de Oração e Devoção: O caminho que leva ao “lugar do coração”,achegas para descobrir interioridade e silêncio na vida franciscana.

No segundo dia, já no ritmo da formação religiosa da Fraternidade, os vocacionados iniciaram o dia rezando a Liturgia das Horas e participando da santa Missa. Também tiveram oportunidade de vivenciarem um pouco da vida formativa no Postulantado. Em seguida, cada jovem vocacionado partilhou um pouco de suas experiências e Frei Diego Melo, animador provincial do SAV, juntamente a Frei Alvaci Mendes da Luz, animador regional do SAV, de maneira leve e espontânea, abordaram um tema vocacional.

Aproveitando o dia de sol, o grupo continuou bebendo do carisma franciscano ao visitar a casa de Frei Antônio de Sant'Anna Galvão, a Catedral onde o primeiro santo brasileiro foi batizado e rezou sua primeira Missa. Em seguida, todos se dirigiram para o Mosteiro das Irmãs Clarissas, que fica na Fazenda Esperança, para um momento de partilha sobre o chamado de Deus e sobre o carisma de São Francisco e Santa Clara. Os vocacionados não perderam a oportunidade de esclarecer todas as suas dúvidas com as irmãs, que muito profundamente responderam suas interrogações. No final, as Irmãs Clarissas surpreenderam a todos com uma bênção cantada e derramada sobre todos os vocacionados e frades presentes.


Em seguida, os vocacionados puderam conhecer a Casa de Apoio Sol Nascente, que acolhe portadores de HIV já em fase bastante avançada, que ficaram muito felizes com a visita e relataram suas experiências de vida. Certamente, foi uma experiência rica e cheia de Deus!

Encerrando o sábado, os vocacionados, juntamente aos postulantes e frades da casa, confraternizaram-se com um jantar recreativo e terminaram o dia aos pés de Jesus, em um momento de Adoração Eucarística.

No domingo, após a Missa celebrada com a comunidade local, houve momento de avaliação e partilha das impressões, ressaltando o quão profundo e intenso foi este final de semana vivido em fraternidade. A grande lição que se tira desse encontro é que vocação é um chamado de Deus, a resposta é pessoal, mas a vivência e o caminho são sempre em fraternidade.

Fonte: Franciscanos