PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

domingo, 28 de junho de 2015

Dia do Papa


Na festa de São Pedro e São Paulo lembramos o martírio desses dois grandes Apóstolos, muito importantes no início da vida da Igreja e também hoje: Pedro representa a unidade e a firmeza da fé da Igreja; Paulo, a ação missionária no meio de todos os povos, como Jesus pediu: “ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura” (cf Mc 16,15).

Hoje, a Igreja reza sobretudo pelo Papa, Sucessor de Pedro, que recebeu a missão de “confirmar os irmãos na fé” (cf Lc 22,32) e de cuidar com amor, em nome do Bom Pastor, de todas as ovelhas e cordeiros do rebanho de Cristo (cf Jo 21,15-17).
São Pedro morreu mártir em Roma, enquanto cuidava da comunidade cristã local, Por isso, o Bispo de Roma é sempre Sucessor de Pedro e Pastor universal da Igreja. Ele é o “Papa” (“pai”), que preside a toda a Igreja de Cristo na unidade da verdade, da fé e da 
caridade.

A missão do Papa é muito importante; não por motivos políticos ou de mera tradição histórica, mas por uma questão de fé. Quem está unido ao Sucessor de Pedro, está na Igreja Católica; e os filhos da Igreja permanecem na unidade com o Sucessor de Pedro e se deixam conduzir na  verdade do Evangelho por ele.

A festa de hoje também é conhecida como o “Dia do Papa”. Já se lê nos Atos dos Apóstolos que “a Igreja toda rezava por Pedro” (cf At 12,5), pedindo pela sua libertação da prisão e do martírio. E, agora, nós devemos rezar pelo Sucessor de Pedro, o papa Francisco, para que Deus o assista, ilumine e fortaleça no cumprimento de sua grande e difícil missão.

Hoje, também somos convidados a fazer um gesto concreto de apoio à missão do Papa,  mediante a coleta do “Óbolo de São Pedro”. Com nossa generosa ajuda generosa, o Papa pode fazer a caridade, em nome de todos, em muitas situações de necessidade extrema pelo mundo. Nossa fé também se expressa nesse gesto concreto.

Deus conserve o Papa Francisco com saúde e sabedoria e o inspire na condução da Igreja e no  testemunho do Evangelho na Igreja e diante de todos os povos e nações. E Deus não permita que o rebanho de Cristo se divida ou disperse por caminhos enganosos...

Card. Odilo P. Scherer - Arcebispo de São Paulo

Folheto O Povo de Deus em São Paulo, 29/06/2015.