PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

domingo, 22 de março de 2015

22 de março - Dia Mundial da Água




Neste domingo, dia 22 de março, se comemora o Dia Mundial da Água. Neste ano, o tema é Água e Desenvolvimento Sustentável. Em todo o mundo haverá debates, oficinas e diversos espaços para tratar este assunto tão importante.

O Dia Mundial da Água foi criado em 1993, pela Organização das Nações Unidas (ONU), preocupados com o tema. Atualmente mais de 40% da população mundial sobre com escassez de água.

O Brasil sofre atualmente as consequências da falta d'água. Em grandes estados, como São Paulo, cidades inteiras sofrem com a falta d'água nos reservatórios, a seca dos rios e dos mananciais. Mas o problema já é recorrente em outras regiões, como o Nordeste do país, que sofre há décadas com a falta d'água.

A água é também, para os cristãos, símbolo muito importante, presente nos sacramentos e na Eucaristia. A Bíblia está repleta de passagens relacionadas à água. A vida pública de Jesus também. No Batismo de Jesus, Bodas de Caná, no encontro com a Samaritana, até em sua morte, quando jorra do lado aberto de Jesus sangue e água.

Gesto concreto

Diante da grande crise enfrentada, muitos de nós mudamos nossa rotina em relação ao consumo de água. Este uso consciente, além de gerar benefícios para o meio ambiente, nos ajuda na relação com a criação e com o próximo.

Algumas dicas podem nos ajudar:

- Feche bem as torneiras após o uso. A torneira aberta durante 1 minuto gasta 3 litros de água.
- Feche a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba. Uma torneira gotejando gasta 46 litros de água/dia; um filete desperdiça de 180 a 750 litros/dia; e uma torneira jorrando gasta de 25 mil a 45 mil litros/dia.
- Desligue o chuveiro para se ensaboar e reabra para se enxaguar. Evite banhos demorados. O chuveiro aberto durante 15 minutos gasta 60 litros de água.
- Antes de lavar a louça, remova restos de comida dos pratos e das panelas, ensaboe, e só abra a torneira para o enxagüe.
- Não lave calçadas e carros. As calçadas podem ser varridas, e os carros podem ser limpos com um pano seco. Deixe a água para o que é necessário.
- Molhe plantas e jardins ao entardecer ou amanhecer. Isso evita a evaporação rápida da água. E utilize regador em vez de mangueira.
- Evite que as crianças brinquem de tomar banho com mangueira.
- Fique atento aos vazamentos em pias, chuveiros e vasos sanitários.
- Faça o reuso da água. A água da máquina de lavar pode servir para limpar o chão e dar a descarga. Muitas pessoas estão inclusive reutilizando a água que cai durante o banho para usar na descarga.

- Toda economia é importante! Não basta contar apenas com a chuva e com as providências dos governos estaduais e federal. O uso consciente da água é responsabilidade de cada um!