PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Frei Sérgio Silas é ordenado diácono em Campo Largo/ PR

Do Site Franciscanos

“Ser diácono não é um privilégio para mim, mas um serviço!”. Com essas palavras o nosso confrade Frei Sérgio Silas Damasceno exprimiu todo o seu desejo de ser diácono: servir! E neste serviço, ele afirma que tem como parâmetro a pessoa de Jesus Cristo, pobre, humilde e crucificado.

Dessa forma, neste último sábado, dia 22 de novembro, numa bonita celebração na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, em Campo Largo, Frei Sérgio foi ordenado diácono. O bispo ordenante, Dom Pedro Fedalto, com muita alegria elencou ao ordenando a missão do diácono na Igreja: anunciar a Palavra de Deus, servir ao altar e promover o Reino dos Céus aqui na terra, ao exemplo do Bom Pastor que dá sua vida pelas ovelhas. Nesse contexto, Dom Pedro ainda brincou dizendo que se antes o pastor deixava noventa e nove ovelhas para procurar uma que se perdera, hoje é preciso deixar uma e procurar noventa e nove que parecem estar perdidas. Assim, com muito carinho, o neodiácono foi animado por palavras sábias de um pastor, que muito experiente, mostrou a missão que Jesus desempenhou como modelo primordial de um diácono.

Durante a celebração, no momento dos agradecimentos, Frei Silas fez questão de exaltar toda a comunidade paroquial na pessoa do Padre Aguinaldo Martins, que incansavelmente fizeram um dedicado trabalho durante os dias da missão em preparação para a ordenação. Também Dom Pedro dirigiu carinhosas palavras de agradecimento a Frei Sérgio e a toda a Ordem Franciscana, que segundo ele, está muito presente na história da Arquidiocese de Curitiba.

Impulsionado por este momento tão bonito, com todo o carinho do povo, dos confrades e com a bênção de Deus, o então Diácono Frei Sérgio poderá realizar aquilo que ele mesmo escolhera como lema: “Estou no meio de vós como aquele que serve” (Lc 22,27b).

NO DIA SEGUINTE

Os festejos comemorativos em virtude da Ordenação Diaconal de Frei Silas continuaram, no domingo, 23/11, na Fraternidade São Boaventura.

Na Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo, Frei Sérgio Silas serviu como diácono pela primeira vez ao Altar do Senhor. Esta celebração foi presidida pelo nosso guardião Frei João Mannes que, durante a homilia, enfatizou o novo sentido da dimensão de realeza em Jesus Cristo, não estando mais pautada no ser servido, mas no gesto concreto de estar no meio como aquele que serve.
Sendo presenteado pela fraternidade, Frei Silas recebeu com júbilo suas novas “ferramentas de trabalho”: o Sacramentário, o Ritual de Bênçãos e o aspersório. Em seguida, embalados pelo hino de sua ordenação, toda assembleia cumprimentou o neo-diácono com uma calorosa salva de palmas.
Pela tarde, nossa fraternidade juntamente com familiares e amigos de Frei Silas se confraternizou com um saboroso churrasco no tradicional Paiol do convento.