PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

TRÊS IDEIAS QUE PODEM AJUDAR NA LIDA COM O SOFRIMENTO


Hoje eu quero conversar mais de perto com você que está passando por um período de sofrimento. Pode ser pela perda de um ente querido, por doença própria ou de alguém próximo, por dificuldade financeira, pela perda do emprego ou qualquer outro motivo que esteja tirando sua tranquilidade. Consciente de que cada um sabe o tamanho da dor que sente, não vou dar nenhum conselho ou fórmula mágica para acabar com suas dificuldades. Gostaria apenas de apontar três ideias que podem ajudar você a lidar melhor com este momento difícil pelo qual está passando. 

A primeira delas é que o sofrimento pode ser uma escola. Ao sofrer, o ser humano pode ter grande crescimento, tanto intelectual e espiritual. Problema a gente não escolhe, mas o que fazer com ele é nossa responsabilidade e uma das escolhas possíveis é tirar da tribulação alguns ensinamentos para a vida. 

Outro pensamento é de um poeta mineiro que diz: “onde existe o podre, a semente tem sempre o que fazer”. É uma lição que a própria natureza ensina. Pois o adubo que permite o florescimento da vida é formado por restos de plantas e animais em decomposição, ou seja, podres. Portanto, o sofrimento pode ser o início de grandes transformações que dão novo sentido à vida. 

E a terceira ideia é que tudo passa. Se seus problemas tiveram um início, certamente terão um fim. O segredo é sempre acreditar e nunca perder a esperança.

Frei Gustavo Medella, OFM