PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ENCONTRO DE ESPIRITUALIDADE FRANCISCANA EM SÃO PAULO

Neste domingo, nós benfeitores do Pró-Vocações e Missões Franciscanas, de São Paulo e região tivemos um dia diferente e muito especial, participamos de um encontro com mais ou menos 200 pessoas vindas de diversas partes da cidade. O objetivo era um momento de vivência e de partilha, como uma grande família.

Como não podia ser diferente, nossa família franciscana já chegou muito animada e acolhida pelos freis Alexandre Rohling (Xandão) e Alvaci Mendes da Luz, também pelos vocacionados e funcionários do PVF.

Frei Xandão fez a acolhida com muita música e até “dança” “bora farinhar minha gente”, bem animado mesmo! Depois fizemos a oração da manhã e rezamos todos juntos de mãos dadas para darmos início as atividades.

Frei Alvaci, nos contou um pouco da história dos franciscanos no Brasil e no mundo. Muito interessante a história do convento São Francisco desde sua fundação. O espaço que estávamos já foi um cinema: “Cine São Francisco”, hoje Salão São Francisco, onde funciona o SEFRAS (Serviço Franciscano de Solidariedade) – os frades com voluntários capacitados fazem trabalho de assistência aos “moradores de rua” de segunda a sexta – e ainda a EDUCAFRO. O frei falou que os franciscanos estão no Brasil desde sua descoberta, pois na esquadra de Cabral já vieram alguns frades de Portugal. “Quem nunca ouviu falar nas aulinhas de história sobre a 1ª missa celebrada por Frei Henrique de Coimbra?” Pois é os franciscanos estão em toda parte mesmo, marcando presença e fazendo história.

Na sequência, assistimos um filme para ilustrar um pouco mais a história de São Francisco, da série “Brava Gente”.


Uma pausa para um cafezinho e momento para o abraço nos amigos queridos que ao longo desses anos fazem mesmo parte dessa família franciscana,  e claro, sempre conhecendo gente que tá chegando agora e que certamente irão ficar.

Enfim, a Santa Missa – como não podia ser diferente, a nossa família gosta muito de rezar e celebrar a vida – como diz o Frei Alvaci : “Então corações ao alto” , hora de elevar o coração a Deus e juntos participar dessa festa de Ação de Graças. O frei, na oração Eucarística, nos convidou para ficarmos todos em volta da mesa do altar e participarmos mais de pertinho desse momento tão sublime onde Jesus se oferece como pão e vinho para a nossa salvação. Foi lindo!

Depois da alma alimentada, hora de alimentar o corpo e para isso os freis capricharam viu. Tudo feito com muito carinho e dedicação pela equipe, oh gente que sabe receber bem!
Bom, enfim hora da despedida! Sempre nesse momento a gente costuma dizer: “Até breve, até a próxima, até logo…” Sim a gente precisa se encontrar o mais breve possível, pois essa gente tem “saudades de ti Francisco”, não dá mais pra ser igual depois de você e como é bom fazer parte dessa sua família. 

Muito obrigado Francisco de Assis, muito obrigado meus  irmãos Freis Alvaci e Xandão. 
Deus seja louvado pelas suas vidas. Paz e bem!



Vanda Cuxinier Gola,
benfeitora, especial para este site