PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

quinta-feira, 11 de julho de 2013

O AMOR-CUIDADO QUE SE ANTECIPA


O Amor-cuidado é aquele que se antecipa. Quando a criança começa a dar os primeiros passos, pai e mãe vão logo comprar isoladores para taparem as tomadas e instalações elétricas, porque sabem que aquele dedinho curioso pode passear por ali a qualquer momento. Cuidado que se antecipa. A vovó já fez noventa anos, consegue andar bem, mas arrasta o pé. 

Que tal tirar aquele tapetinho do corredor, imaginando que um dia pode acontecer dela tropeçar, cair e se machucar. É o amor de olhos compridos, que enxerga longe. O esposo sabe que há tempo sua mulher namorava aquela roupa. Antes dela pedir ou jogar uma indireta, surpresa! Ele compra a tão sonhada peça e presenteia sua amada. São formas simples, pequenas, mas capazes de ilustrar a sintonia de quem ama, cuida e se antecipa. E é nesta simplicidade que a vida acontece, ganha graça e sentido. 

E este é o modo de ser de Deus. A primeira iniciativa é sempre d´Ele, como Pai amoroso que ama e cuida. E desta forma agiu Jesus, indo ao encontro das pessoas e de suas necessidades, oferecendo a cura, o perdão, a reconciliação, uma chance de recomeço. 

Como é bela a dimensão do amor cuidado, aquele que toma os sentidos, tato, visão e audição, e os liga à frequência do coração. 

Frei Gustavo W. Medella, OFM