PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

quarta-feira, 24 de abril de 2013

SOMOS SERES DE NECESSIDADES

O ser humano é, por natureza, um ser de necessidade. Por isso toda ação humana tem como motivação primeira a satisfação destas necessidades. 

Mesmo que não tenham consciência, as pessoas agem em função das próprias carências. Um psicólogo americano elaborou uma pirâmide dividida em cinco partes que ajuda a explicar a influência das necessidades na vida humana.

Na base da pirâmide estão as necessidades fisiológicas: comer, beber água, manter-se protegido do frio. Em seguida aparecem as necessidades de segurança. Neste estágio estão o emprego, a segurança física, a moradia, a família. 

Na seqüência vêm a necessidades sociais, relacionadas às amizades e aos relacionamentos na sociedade. Após as necessidades sociais vêm aquelas relacionadas à pessoa com ela mesma. Aí aparecem a auto-estima e a auto-confiança. 

Por último, no topo da pirâmide, está a necessidade de auto-realização, que aponta para a vida profissional, afetiva e pessoal. Conforme se pode perceber, as necessidades estão interligadas e a satisfação das que estão mais em cima na pirâmide depende da satisfação das que estão na base. 

O problema maior da sociedade atual é este: todo mundo tem direito a ter todas estas necessidades atendidas, mas há no planeta muita gente que não tem sequer comida. 
Que problema enorme!

Frei Gustavo Wayand Medella, OFM