PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

terça-feira, 30 de abril de 2013

CONECTADOS E SOLITÁRIOS...

Vivemos a era da Comunicação! Nunca estivemos tão próximos. Graças à tecnologia nos comunicamos, em áudio e vídeo, ao vivo, com qualquer parte do mundo. Tiramos uma foto e podemos imediatamente compartilhá-la nas redes sociais e nos aplicativo próprios. 

No entanto, mais de uma vez fui assolado pela dúvida se, de fato, a sociedade da comunicação se comunica mesmo tanto quanto imagina. Vejo tanta gente se queixar da solidão, dizer que não tem com quem compartilhar suas questões mais íntimas, de declarar que se sente um verdadeiro anônimo na multidão. 

Lembro-me também da ilustração que circula como piada na rede de relacionamento: num velório, há umas cinco ou seis pessoas, além do falecido. E, lá pelas tantas, uma pergunta à outra: por que tão pouca gente aqui? Ele não tinha 2000 amigos no Facebook? Pois é, meu amigo, minha amiga, tudo isso nos faz pensar na qualidade da comunicação gerada pelos avanços tecnológicos. 

Será que temos nos comunicado de fato, através de encontros ricos e intensos, capazes de transformar a nossa vida, de nos tornar pessoas melhores? Ou temos circulado sem rumo pelo excesso de informações e distrações que a dita "cultura da comunicação" nos oferece? Fica a pergunta no ar...

Frei Gustavo Wayand Medella, OFM