PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

sexta-feira, 12 de abril de 2013

A arte da verdadeira liderança

Eu fico muito triste quando vejo alguém que se aproveita do cargo que exerce ou da posição que ocupa em uma empresa para tratar mal os seus subordinados. Esta atitude não pode trazer nenhum benefício em favor de quem a pratica.
Ao contrário, só pode ser fonte de descontentamento, infelicidade, reclamação e, ainda de quebra, render um processo trabalhista por assédio moral. 
O verdadeiro líder não é quem impõe medo e pressão sobre seus liderados, mas aquele que consegue cativar e animar os que estão sob seu comando para que abracem com entusiasmo e vibração a missão da empresa em que trabalham. Este objetivo jamais será alcançado pela força, pelo autoritarismo, pela imposição ou por qualquer meio de intimidação. 
O caminho mais construtivo e eficiente é o da transparência, do diálogo, da compreensão e da parceria. Se você é chefe de alguma equipe de trabalho ou de qualquer outro grupo, procure levar em conta estas recomendações. Você vai perceber o quanto seu trabalho vai se tornar mais prazeroso, eficiente e leve, pois tudo mundo gosta de ser tratado com respeito. 
Não se esqueça, mais do que dar ordens ou dominar pessoas, liderar significa manter acesa em toda equipe a chama da vontade de fazer o melhor, de dar tudo de si para que os objetivos comuns sejam alcançados.
Frei Gustavo Wayand Medella, OFM