PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Alegria fraterna



Neste fim de semana (14, 15 e 16 de dezembro), aconteceu em Mongaguá uma grande confraternização de fim de ano com Frades, Postulantes, Aspirantes e Vocacionados de São Paulo e região em comemoração ao longo ano que se passou. Celebramos alguns aniversários junto com a aprovação dos Vocacionados desse ano ao Aspirantado e também dos aprovados ao Postulantado no ano seguinte. Junto com o vigor jovem dos meninos e com a sabedoria de Frei Albino Gabriel, presença marcante em nosso passeio, a proverbial "alegria franciscana" se fez presente em todos os momentos mesmo com a chuva torrencial que caiu durante quase todo tempo, levando-nos recordar a verdadeira felicidade no qual nos ensinou nosso Pai Francisco.

Na linda paisagem das praias e na histórica casa dos frades em Mongaguá a comunhão fraterna, característica do carisma franciscano, foi marcante pelo cuidado mútuo e pelas inúmeras experiências trocadas entre os Frades e os jovens que aspiram a vida religiosa. Tanto em histórias, conselhos e inclusive anedotas que divertiram a noite de sábado, a irmandade deu um ânimo novo em cada um, que retornaram com os laços de fraternidades bem mais concretizados. Houveram também momentos de reflexão coletiva com a Liturgia da Palavra das missas celebradas na própria casa pelo Frei Alvaci Mendes, que auxiliou a todos a pensarem na vocação tomando como base a frase de Santa Clara: "Nunca perca de vista seu ponto de partida". Santa Clara nos abençoou no domingo, onde o céu se abriu e podemos enfim apreciar a bela praia de Mongaguá e também um banquete-churrasco liderado pelo Frei Alexandre Rohling. 

Espiritualidade, intensa fraternidade e alegria são exatas palavras que descrevem e narram nosso maravilhoso passeio que nos deixará saudades e anseios de que dias e dias como esse se repitam com a benção de São Francisco de Assis.

Vitor Amâncio – Vocacionado franciscano
www.pvf.com.br