PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

1º Domingo do Advento - Comentário do Evangelho!



Caríssimos benfeitores, amigos e amigas das vocações franciscanas. Todos aqueles que nos seguem, nos ajudam e sonham conosco um mundo de paz e bem. A cada um de vocês o nosso abraço sincero.
Começamos o mês de dezembro, ultimo mês do ano. Nossas perspectivas se renovam, nossos sonhos e esperanças se voltam mais uma vez para aquele menino, envolto em faixas, na pequena manjedoura de Belém. Começar o Advento é justamente ascender as luzes de uma esperança sempre viva no coração da humanidade, que acredita, que vibra e que faz este mundo ser melhor. Aquele que há de vir, reascende no seio da humanidade a busca pela paz, pela solidariedade, pela partilha. O menino do presépio faz-nos acreditarmos de novo em nós mesmos.
Na liturgia deste fim de semana, somos convidados a olhar para o futuro, para o Reino de Deus que vem em sua plenitude. O olhar da fé se mistura com o olhar da esperança. A promessa do reino futuro nos compromete com a construção do reino no presente, no aqui e agora da nossa história, das nossas famílias, ambientes, na vida social, politica, econômica e cultural.
Tudo caminha para o fim. O mundo e a história também. Não, porém, um fim destruição, mas um fim transformação. O fim que nós esperamos é o novo céu e a nova terra prometidos por Deus através dos profetas e de Jesus. Alimentemos em nossos corações, não o medo paralisante, mas a esperança dinamizadora.
Que, abrindo o tempo do Advento, a liturgia comece a abrir nossos corações para o Reino que vem como dom de Deus e compromisso nosso.
Que o Senhor nos abençoe hoje e sempre.