PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Dia de São Jeronimo – Dia da Bíblia

Queridos amigos, benfeitores, colaboradores
Paz e Bem!

Final de semana, final de mês, setembro vai se despedindo da gente. Outubro se aproximo, as festas de São Francisco por todo o Brasil, Nossa Senhora Aparecida, São Judas, Santa Teresa, Terezinha e tantos outros...
No próximo domingo, é também o dia de São Jeronimo, aquele que traduziu a Bíblia pela primeira vez para a língua latina e assim fez com que a Palavra de Deus pudesse atingir muito mais pessoas. São Jeronimo é lembrado como o tradutor da Bíblia e sua imagem é representada por um velho homem que escreve, traduz, guiado pela luz do Alto.
E a liturgia dominical é uma convite ao diálogo, a abertura ao outro, à compreensão, celebrando portanto a ação universal de Deus, que quer salvar a todos. Ele está presente em todos os povos, culturas, religiões. Ele age na igreja e além da Igreja. Deus vai espalhando e deixando os sinais de sua presença e as marcas de sua ação em todos os seres humanos, em todos os povos.
Não podemos nos fechar em nossa Igreja e não querer enxergar o que existe de bom fora dela. A liturgia deste fim de semana é um convite para o ecumenismo, o dialogo, a colaboração com todos os que procuram o bem, a justiça, a paz, um mundo mais humano. 
O mesmo Jesus que, em outra passagem do Evangelho diz: “Quem não está contra mim, diz aqui: “Quem não é contra nós, é a nosso favor”. No primeiro caso, trata-se da adesão do discípulo, que deve ser consciente, convicta, total. No outro, da abertura, da valorização do outro, do dialogo, da colaboração.
Que Jesus nos ensine a sermos mais compreensivos com os outros, com as outras religiões, com aqueles que buscam neste mundo a realização plena e verdadeira do Reino de Deus.
Que o Senhor nos abençoe.