PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

2° Encontro de Benfeitores Franciscanos em Ituporanga – SC


Na manhã do dia 23 de setembro, fui ao Seminário São Francisco de Assis em Ituporanga - SC, para o 2º Encontro dos Benfeitores Franciscanos realizado pelo Pró–Vocações.
A chegada dos Benfeitores foi se dando aos poucos, uns de longe, outros de perto e outros ainda de bem perto, mas todos foram acolhidos com o mesmo entusiasmo e alegria pelos seminaristas que ali se fazem presente e que já haviam preparado o ambiente e um café delicioso com muito carinho para que todos se sentissem em casa. 
    Em seguida fomos à capela para o segundo momento do encontro: a santa Missa, presidida por Frei Gilberto Silva e concelebrada por Frei Anselmo Julio München. Missa em Ação de Graças, que teve momentos intensos de reflexão.
       Frei Gilberto nos fez pensar sobre que mesmo as pequenas coisas que fizermos juntando todas as ações podem transformar-se em algo belo e grandioso. Cada um de nós é especial e tem o dom de ajudar, basta querer que o pouco pode transformar-se em muito. 
      Terminando a Missa houve um momento em que Frei Gilberto e Frei Alexandre Rohling nos presentearam com uma faixa escrita PAZ, onde sabemos e entendemos que realmente o mundo necessita dessa Paz, paz de espírito, dessa paz que acalma a alma, dessa paz que faça com que olhamos para o nosso irmão com carinho e respeito. E numa simples caminhada, mas com a alma e o coração aberto nos dirigimos para o salão para mais uma etapa do encontro.
  A vida é feita de momentos, e foi assim que pude perceber o quão gratificante é ser um benfeitor franciscano. Os vídeos que Frei Juliano e Frei Gabriel passaram além de mostrar as atividades que são realizadas ao longo da caminhada nos mostraram a simplicidade da vida, o ser feliz, e fazer as pessoas felizes, momentos de emoção e recordações. A cada segundo os vídeos nos transmitiam a espiritualidade e o carisma franciscano. 
  Ficou claro que o encontro tem como objetivo o engajamento de outros benfeitores, para que cada vez mais, as casas de formação sejam mantidas e para que se possa difundir o carisma de Francisco de Assis, que vai além-mar, é sabido, no trabalho realizado em Angola.
  Escutar a história da vocação de Frei Juliano e Frei Gabriel me fez pensar e acreditar ainda mais que nunca devemos desistir de nossos sonhos, cada um de nós tem uma vocação e só nos resta descobrir e lutar por ela.
    Com o coração cheio de alegria e esperança digo que este encontro além de unir as pessoas pelos laços da Fé, da solidariedade e da partilha, faz com que saíssemos de lá com um pouquinho do carisma e da espiritualidade de São Francisco de Assis.
    O momento com Maria foi maravilhoso, as palavras soam aos nossos ouvidos e nos acalenta a alma. Participar desse encontro foi maravilhoso, saber que um pouquinho que ajudamos para eles se torna muito, ver no sorriso e o brilho nos olhos das pessoas que ali se encontravam simplesmente não tem como descrever. É único e mágico. Me senti realizada e plenamente cheia de esperança e fé embebida em poder compartilhar tudo o que presenciei neste encontro e sair pelo mundo e partilhar o carisma franciscano enchendo o mundo de PAZ E BEM.
       Para finalizar esse encontro, um saboroso almoço nos foi oferecido.
Daniela Carvalho – Benfeitora de Atalanta - SC

Depoimentos...

Escrevo só para dizer que, minha esposa e eu, gostamos muito de conhecer os freis que promoveram o Encontro de Benfeitores em Ituporanga, no dia 23 de setembro de 2012. Gostamos da animação e palavras de carinho do Frei Alexandre, da simplicidade e das palavras sábias do Frei Gilberto, que  celebrou a Missa e também  do encontro no teatro, com a apresentação da vida franciscana e dos futuros frades, pelos Freis Juliano e Gabriel. Enfim, nossa colaboração ao Pró- Vocações e Missões Franciscanas nos enchem de orgulho e felicidades. Um abração a todos.

Jurandir e Margarete. 
Balneário Camboriú – SC