PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Assunção de Nossa Senhora & Vocação religiosa

Queridos irmãos e irmãs
Paz e Bem!

Desejo que todos nós nos sintamos bem diante da Palavra e da Eucaristia que nos une e nos faz família.
Fim de semana que nos recarda as vocações religiosas: irmãs de diversas congregações, irmãos religiosos de diversas ordens, monges, monjas, frades, enfim, uma diversidade enorme de carismas que o próprio Espírito suscitou e suscita na Igreja ao longo da história.
Certa vez, perguntou-se em uma pesquisa de opinião se ainda havia sentido a vida religiosa no mundo de hoje, ao que muitos responderam que não, questionando a consagração e utilidade dos religiosos no contexto atual. Como se a vocação à vida consagrada pudesse ser colocada numa logica de mercado onde o que não dá lucro, não tem utilidade e consequentemente não tem sentido. Parece-me que ser religioso na atualidade consiste em justamente, mostrar a todos que existe uma outra forma de ser e estar no mundo.
Nada melhor do que a pessoa de Maria, mãe dos consagrados, para nos mostrar concretamente no evangelho deste domingo, que vocação religiosa é serviço simples, despojado e gratuito. É sair, andar quilômetros à pé, simplesmente por saber que o outro precisa da gente, precisa do apoio, do ombro, do conforte. A assunção de Maria, celebrada neste domingo, não fato isolado, mas contexto de uma vida toda. Deus não nos lançou neste mundo para terminarmos no nada da morte, mas para nos lançar na sua própria vida, Ele mesmo quis sejamos como Ele é, afinal, sede santos como você Pai é santo.
Não podemos porem nos esquecer, de que a Maria da Glória, que celebramos hoje, é a mesma Maria da história, com a qual devemos nos identificar no dia-a-dia de nossa vida.
Que a mãe abençoe cada um de nós e a cada religioso e religiosa que a Deus se consagra sob o cuidado materno dela.