PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Início do mês da Bíblia

22º Domingo do Tempo Comum

Queridos amigos e amigas, todos que nos acompanham através da TV Franciscanos. Paz e Bem! Ontem iniciamos mais um mês, já é o nono deste ano e devagar o fim do ano vai se aproximando. 

Setembro é o mês da pátria, da exaltação da Santa Cruz, do inicio da primavera, e particularmente para nós católicos, é o mês da Bíblia. Um Deus que ama tanto seu povo, se faz história com ele. Nosso Deus é aquele que caminha conosco, conhece nossas dificuldades e limitações, mas é sobretudo um Deus amor, que se revela nos pequenos, nos simples, que chama pessoas do povo para o seguir, para guiar uma nação. A Bíblia revela justamente o rosto desse Deus bondade, presença, cuidado. 

Desde o antigo até o Novo Testamento é clara a certeza de um Deus que caminha junto de seu povo. Aproveite este mês de setembro para participar dos grupos de reflexão bíblica, círculos bíblicos, enfim, se familiarize com a Palavra. No evangelho deste fim de semana nos deparamos com a questão das leis e normas, levadas tão a risca pelos fariseus e doutores da Lei. É certo que as leis, as normas, tradições nos ajudam a levar a vida. Jesus porém, ensina que, mais importante do que qualquer lei e costume é a nossa relação de amor com Deus e com os irmãos e irmãs. 

Um coração sintonizado com Deus, vai procurar automaticamente escolher e praticar as melhores ações. As palavras, os símbolos, os ritos tem sentido na medida que exprimem aquilo que está dentro de nós. Quantas leis secundarias se tornam princípios absolutos. 

Quantos atentados aos irmãos para defender a lei, a tradição, a instituição, quanta limpeza por fora, escondendo montes de lixo por dentro. Aproveite este fim de semana para refletir naquilo que você esta sendo por dentro...o que vale para Deus é o coração do ser humano. Um grande abraço a todos. Paz e Bem!