PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Despertar Franciscano


Neste domingo 26/08, aconteceu o Despertar Franciscano realizado pelos jovens da Juventude Franciscana das Chagas de São Paulo localizado no Largo São Francisco, região centro da cidade. Tendo a participação de mais de 60 jovens de várias regiões e cidades vizinhas da capital, entre elas, Santos, Guarujá, Hortolândia, Sorocaba, Pindamonhangaba, Jacareí, Cotia, Guarulhos, Carapicuíba, Santo André, São Bernardo e Mauá. Além, de irmãos(ãs) religiosos(as) de congregrações Franciscanas, da TOR, OFM e OFS.
Um dia especial dedicado à convivência e partilha a partir do exemplo do santo de Assis. Com o tema “Francisco, o mundo tem saudades de ti”, o objetivo do encontro foi apresentar a vida desse santo através de apresentações, filme, dinâmica e reflexões, onde os jovens puderam perceber que existe um modo diferente de vida. Sim, temos essa opção, pois como há mais de 800 anos o então jovem de Assis, também escolheu por transformar sua vida, seguindo o Evangelho de Jesus Cristo. E Para nós qual a realidade de mundo, de jovem, de sociedade que podemos transformar?
Essa escolha é fundada na palavra de Deus, mas quem disse que seria fácil segui-lá. Jesus já dizia aos apóstolos “Quem quiser me seguir, tome a sua cruz”. Muitos desistem e permanecem perdidos, no entanto “A quem iriamos nós Senhor, só tu tens palavras de vida eterna”. Os jovens principalmente não querem estar perdidos, ao contrário buscam, tentam, caem e levantam-se. Com Francisco, não foi diferente, ele conseguiu deixar o testemunho de vida que até hoje conquista tantos e tantos jovens, adultos, homens e mulheres – “Amor aos irmãos e a todas as criaturas”, Louvai e bendizei ao Senhor.

Ao término do encontro Frei Alvaci Mendes da Luz, OFM (assistente espiritual) realizou a Celebração Eucarística, bem franciscana com todos ao redor do altar. Após, foi apresentado a fraternidade JUFRA das Chagas que é composta por jovens que se comprometem a viver o carisma Franciscano nos dias e na sociedade
de hoje, na família, escola, faculdade, trabalho, no lazer… onde estiverem, esse jovens buscam levar o compromisso de uma vida simples, alegre, de doação pelo irmão e o próximo.
Quem disse que é fácil viver o Evangelho? No entanto, é mais suave, mas alegre, quando temos irmãos, companheiros de caminhada, pois juntos vamos mais longe no caminho que termina no céu!

“CERTOS MOMENTOS QUANDO BEM VIVENCIADOS E SENTIDOS SÃO ETERNOS, SÃO INESQUECÍVEIS, SERÃO GUARDADOS PARA SEMPRE NO CORAÇÃO E NA MEMÓRIA.
Pois é…. EU VIVI.” Cris Afonso (ajudante na cozinha)
O Despertar foi uma verdadeira bênção! Família linda a JUFRA. Espero que Deus prepare mais e constantes encontros entre vocês e nós. Pedro Henrique (participante de Cotia)

Boa noite!!!! Uma linda tarde no Despertar Franciscano… momento de descontração e de fraternidade. Isso sim, não tem preço…
PS: Ser franciscana é bom demaisss!!! Larissa Nascimento (Irmã da Congregação Missionárias de Assis)
Parabéns, vocês conseguiram resumir, Francisco naquele encontro e me convenceram do quanto é bom ser Jufrista!! Preciso ser Jufrista não tem mais jeito, a paixão por Francisco me arrebatou. Bruna Oliver (participante de Sorocaba)