PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

sábado, 16 de junho de 2012

Sementes do Reino!


11º Domingo do Tempo Comum
Queridos amigos e amigas. Paz e Bem!

Já passamos da metade do mês. A festa de Santo Antônio no largo São Francisco foi muito linda, milhares de pessoas vieram aqui saudar o santo que desperta os nossos maiores sentimentos. As festas juninas pipocam em todo o país e nós seguimos, aprendendo com a Palavra que sempre de novo se mostra atual e provocadora.

Jesus gosta de falar usando metáforas, usar parábolas, ensinar por comparações. É a linguagem mais rica a que o ser humano tem acesso. Não define nem descreve, só indica, insinua, alude, sugere. Não separa uma realidade da outra, mas interliga, relaciona, lança pontes. É sem duvida, a linguagem adequada para se falar do Reino. Que é com a semente que o lavrador joga na terra. Depois, dorme e acorda, enquanto a semente cresce por sua própria energia. Não importa o tamanho da semente, o que conta é o espetáculo da colheita, precedido pelos galhos carregados, que a anunciam. E se o mau tempo ou a tempestade frustam a colheita deste ano, a esperança do lavrador renasce com a primeira chuva, certo de que o futuro será melhor.

Enfim, o evangelho de hoje, nos ensina que não podemos ficar passivos e inativos diante da proposta do Reino de Jesus. Deus quis contar conosco e a boa noticia é sempre apelo a conversão, fé, seguimento, ação. Deus nos liberta para sermos e fazermos o que corresponde à nossa vocação mais profunda: a vida e a liberdade em Deus.

Que o Senhor nos ajude a sermos frutos, sementes e filhos bons!