PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Saiba mais...



Frei Galvão
 1º Santo brasileiro

Após 185 anos de sua morte, a Igreja o elevou às honras do altar, sendo canoni- zado em ll de maio de 2007, no Campo de Marte, em São Paulo, pelo Papa Bento XVI.
            Frei Antônio de Santana Galvão nasceu em Guaratinguetá, conhecido como o Missionário da Paz e da Caridade.
            Ele viveu mais de 60 anos em São Paulo, no Convento de São Francisco de Assis, sendo bondoso, grande pregador, humilde porteiro e amado pelo povo.
            Exerceu uma intensa vida missionária nas vilas entre Rio e São Paulo, no litoral e interior paulista e no Paraná, deixando em Piraí do Sul a imagem milagrosa de Nossa Senhora das Brotas, onde foi levantado um Santuário.
            Colocou-se sempre ao lado dos humildes e injustiçados. Por opor-se ao governador de então que havia condenado um soldado à morte, foi expulso de São Paulo, mas o clamor popular o trouxe de volta do Rio.
            Construiu o Mosteiro da Luz, patrimônio da humanidade e tornou-se o pai espiritual das Irmãs Concepcionistas até o fim de sua vida. Neste mosteiro ele veio a falecer com 82 anos, em 1822.
            Por ser muito solicitado por doentes e mães grávidas e impossibilitado de fazer-se presente em toda parte, criou “as pílulas” de frei Galvão, com a invocação à Mãe Imaculada: “Virgem Maria, que após o parto, permanecestes intacta, Mãe de Deus, intercede por nós”, que levadas às pessoas enfermas, obtinham-lhes a cura.
            Que neste mês de outubro, em que relembramos a missionaridade da Igreja, possamos cada um de nós também, nos colocarmos a disposição da busca incansável de um Reino feito com o nosso esforço já aqui nesta terra. A exemplo de tantos que recordamos neste mês: Teresinha de Jesus, Francisco de Assis, Teresa D´Avila, Frei Galvão, Judas Tadeu e muitos outros, que nos precederam no esforço por um mundo melhor.
            Se você quer conhecer um pouco mais da vida de Frei Galvão, visite a igreja de São Francisco onde ele viveu ou o mosteiro da Luz que ele mesmo ajudou a construir e do qual foi o idealizador.

Convento e Igreja de São Francisco de Assis
Largo São Francisco, 133
Centro - Sé
São Paulo - SP

Frei Alvaci, OFM