PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

terça-feira, 12 de junho de 2012

Santo Antônio de Pádua: o Santo do Povo!

   



Queridos amigos e amigas. Benfeitores, colaboradores! Paz e Bem!

       Neste dia tão caro a nós franciscanos do mundo inteiro. Não poderíamos deixar passar despercebida a nossa reflexão. No fundo, a figura deste homem, do qual iremos falar, mobiliza milhares de pessoas no Brasil e no mundo. E a gente fica se perguntando: o que foi que ele fez? Porque meche com tanta gente? Como pode um homem, igual a nós, despertar um carinho tão especial do povo?

       A resposta não cabe só a Santo Antônio, cabe a cada um de nós, cada aos santos de nossos dias e aqueles que virão. Fazer aquilo que Deus nos confiou, bem feito, com amor, entrega de vida e entusiasmo é o primeiro passo para santidade...foi assim com Francisco de Assis, foi assim com Clara, Antônio, Benedito, Galvão. Deve ser assim com cada um de nós. Estes homens e mulheres não foram santos à toa, foram santos porque amaram e fizeram de suas vidas sinal de Deus.

     Olha Antônio, ou melhor, de batismo Fernando de Bulhoes e Taveira, lisboeta de nascimento. Já sacerdote dos cônegos regulares de Santo Agostinho, deixou-se fascinar pelo ideal franciscano, por ter visto os corpos dos cinco primeiros mártires franciscanos do Marrocos. Foi procurar os frades, entrou no convento de    Coimbra e recebeu o nome de Antônio. Aspirando ao martírio quis trabalhar nas missões entre os muçulmanos da África do norte, mas uma doença o fez retornar. O navio forçado pela tempestade, teve que aportar na Sicilia. Antonio, então percorreu toda a Itália pregando, abençoando e ensinando. Esgotado, morreu aos trinta e seis anos perto de Pádua no norte da Itália. Seu culto é um dos mais populares da história o que apressou a sua canonização, ocorrida um ano após sua morte.

     Que exemplo não? Que olhando para Antônio de Pádua, de Lisboa, do mundo inteiro, possamos nós aprendermos que fazer a vontade de Deus, é fazer aquilo que fomos chamados por Ele a fazer, bem feito, com a vida, com o coração e com alma.

     Que Santo Antônio nos abençoe.