PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

segunda-feira, 19 de março de 2012

Salve São José!

Dia 19/03
Festa de São José
Esposo da Virgem Maria
Padroeiro da Igreja Universal
José, que significa “Deus acrescente”, é um nome bastante comum em Israel. Diversos personagens importantes da história bíblica tem esse nome. O mais importante no antigo testamento, é o filho de Jacó com Raquel; no novo Testamento, é o marido de Maria, mãe de Jesus.
Seu pai, segundo Mateus, se chama Jacó; segundo Lucas, Eli. Sendo marido de Maria, aos olhos de seus compatriotas, é também o pai de Jesus. Era descendente de Davi.
O fato de não querer repudiar publicamente Maria, quando esta engravidou sem sua participação, pois ainda eram noivos – uma adultera devia ser apedrejada – demonstra que ele era um homem justo.
A literatura apócrifa o apresenta como um homem maduro e mesmo viúvo quando se casou com Maria. Os evangelhos porem, não trazem nenhuma informação sobre a sua idade e seu estado civil anterior.
Provavelmente esta tradição surgiu na tentativa de explicar porque José desaparece de cena e nunca é mencionado nas narrativas da vida pública de Jesus. Ele teria morrido enquanto Jesus ainda vivia com eles em Nazaré, razão pela qual é venerado como patrono da boa morte.
Muitas casas religiosas e obras eclesiais são dedicadas a ele, protetor de Jesus, chefe da Sagrada Família e bom administrador dos seus parcos bens, advindos de sua humilde profissão de carpinteiro ou marceneiro. Pio XII o fez patrono e modelo dos trabalhadores e João XXIII o declarou patrono da Igreja Universal.