PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Jornada Mundial da Juventude - 2011 - Madri!


O papa chega quinta-feira, mas a pacífica invasão da avalanche de peregrinos da Jornada Mundial da Juventude já começou e a capital espanhola está se ‘blindando’.


Esta é a segunda viagem do papa à Espanha do 'laicista' Jose' Luis Zapatero em 10 meses, depois das breves etapas de novembro 2010 em Santiago de Compostela e Barcelona.


Para a estada em Madri de 18 a 21 de agosto, a Espanha preparou um dos mais ingentes dispositivos de segurança do pós-Franco, com mais de 10 mil homens da polícia e da Guarda Civil. Quando Bento XVI aparecer em público, será fechado o espaço aéreo de Madri.


Além da prevenção de atentados – revela o ‘El Mundo’ – existe também o temor das contestações anunciadas por movimentos e sindicatos indignados com os custos da visita.


Não obstante a normal preocupação, a Espanha ‘zapateriana’ acolhe o papa de braços abertos. O governo socialista garantiu a máxima colaboração, assim como as autoridades locais.


Bento XVI terá encontros com o Rei Juan Carlos, o chefe de governo Zapatero e o líder da oposição Mariano Rajoy. As eleições de 22 de novembro estão às portas e a Espanha, apesar das grandes mudanças do pós-Franco e dos anos Zapatero, continua a declarar-se 72% católica, mesmo se pouco praticante.


Entretanto, esperando Bento XVI, Madri começa a mudar de rosto. Ontem foi fechado o Paseo de Recoletos para as obras de montagem do palco de Cibeles, onde ao chegar quinta-feira, o papa será recebido pelos jovens, e da Via Sacra que percorrerá no dia seguinte.


Entre Puerta del Sol e Plaza Mayor, milhares de jovens o esperam fazendo turismo de mochila laranja nas costas. Cerca de um milhão deles devem participar do encontro com o papa, domingo, 21 de agosto.


Lembramos que a participação na JMJ Madri 2011 é gratuita: qualquer pessoa pode assistir às atividades e momentos das JMJ (missa de inauguração, cerimônia de boas vindas ao Papa, Via Sacra de sexta-feira, vigília noturna de sábado dia 20 e missa de envio de domingo 21 de agosto), onde haverá áreas habilitadas para os inscritos.


No entanto, recomenda-se vivamente a inscrição como apoio de solidariedade com os demais participantes para facilitar a logística e contribuir com os gastos do evento.
(CM)




O Brasil, com mais de 14 mil jovens, está entre os países com maior número de participantes na Jornada. A CNBB enviou uma delegação oficial com mais de 500 pessoas, entre as quais mais de 60 bispos.




Histórico
A Jornada Mundial da Juventude é a semana de eventos da Igreja Católica onde reúnem milhares de jovens do mundo todo para celebrar e aprender sobre a fé católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas.


Inspirado por grandes encontros de jovens do mundo em eventos especiais ocorridos no Domingo de Ramos em Roma em 1983 e 1984, o Papa João Paulo II estabeleceu a Jornada Mundial da Juventude como um evento anual e um meio para alcançar a nova geração de católicos e propagar os ensinamentos da Igreja. A Jornada Mundial da Juventude é uma festa da alegria.


O entusiasmo e o caráter juvenil se manifestam na JMJ por meio da dança, da música e das diversas manifestações artísticas pelas ruas e nos lugares dos encontros, sejam espontâneas ou organizadas: é uma festa da coexistência pacífica de muitas nações. A JMJ é uma festa da união acima das barreiras do idioma e da cultura, e, por isso, uma expressão da certeza de que Deus trará para a humanidade uma nova época, da justiça e da paz. Durante as JMJs acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e shows. Tudo isso em diversas línguas.


Mas todas as atividades com o mesmo objetivo: a busca de Deus. Em sua última edição, na Austrália, reuniu cerca de 500 mil jovens. Apesar de ser proposta pela Igreja Católica, é um convite a todos os jovens do mundo. Para João Paulo II, a esperança de um mundo melhor está numa juventude sadia, com valores, responsável e, acima de tudo, voltada para Deus e para o próximo.


A Jornada Mundial da Juventude será sediada em Madri, Espanha, em agosto de 2011. Elas foram iniciadas pelo Papa João Paulo II. As JMJs foram sediadas todos os anos desde 1986 quando o aconteceu o primeiro evento oficial em Roma. Sidney irá sediar a X JMJ Internacional e a XXIII JMJ Geral.


A Jornada Mundial da Juventude foi sediada em Roma - Itália (1986), Buenos Aires - Argentina (1987), Santiago de Compostela - Espanha (1989), Czestochowa - Polônia (1991), Denver - Estados Unidos (1993), Manila - Filipinas (1995), Paris - França (1997), Roma - Itália (2000, Jubileu), Toronto - Canadá (2002), Colônia - Alemanha (2005) e Sidney - Austrália (2008).




Programação da JMJ 2011


Terça – 16/08
Horário - 08:00
Chegada a Madri.
Desde as primeiras horas da manhã, os peregrinos e grupos inscritos na JMJ poderão receber seus crachás e mochilas nos lugares indicados pela organização.


Horário - 19:00
Missa de abertura da JMJ.
A Jornada Mundial inicia às 19h com uma Missa na Praça da Cibeles de Madri, presidida pelo arcebispo de Madri e concelebrada pelos bispos e sacerdotes que participam na JMJ.


Horário - 21:00
Festival da Juventude.
Começam as primeiras atividades do programa cultural da JMJ, que inclui concertos, exposições, amostras, visitas guiadas a Museus, obras de teatro, e um largo etc. O programa irá se revelando pouco a pouco.


Quarta – 17/08
Horário - 09:00
Catequeses dos Bispos Os participantes da JMJ, organizados por grupos lingüísticos, terão sessões de catequeses com bispos vindos de todo o mundo. As sessões terão lugar em igrejas, colégios, auditórios e quadras desportivas de Madri. Horário - 21:00 Festival da Juventude - Começam as primeiras atividades do programa cultural da JMJ, que inclui concertos, exposições, amostras, visitas guiadas a Museus, obras de teatro, e um largo etc. O programa irá se revelando pouco a pouco.


Quinta – 18/08
Horário - 09:00
Catequeses dos Bispos.
Os participantes da JMJ, organizados por grupos lingüísticos, terão sessões de catequeses com bispos vindos de todo o mundo. As sessões terão lugar em igrejas, colégios, auditórios e quadras desportivas de Madri.


Horário - 16:00
Boas vindas ao Papa.
Cerimônia de recepção ao Santo Padre.


Horário - 21:00
Festival da Juventude - Começam as primeiras atividades do programa cultural da JMJ, que inclui concertos, exposições, amostras, visitas guiadas a Museus, obras de teatro, e um largo etc. O programa irá se revelando pouco a pouco.


Sexta – 19/08
Horário - 09:00
Catequeses dos Bispos.
Os participantes da JMJ, organizados por grupos lingüísticos, terão sessões de catequeses com bispos vindos de todo o mundo. As sessões terão lugar em igrejas, colégios, auditórios e quadras desportivas de Madri.


Horário - 21:00
Via Cruzes.
Ás 21:00h começará a Via Cruzes da JMJ. Catorze passos da Semana Santa espanhola, vindo de distintos pontos da península, sairão em procissão pelas ruas de Madri ao redor da Praça de Cibeles.


Sábado – 20/08
Horário - 16:00.
Ato preparatório em Cuatro Vientos.
Os jovens irão chegando pouco á pouco ao aeródromo e ocupando seus postos. Enquanto isso, no cenário irá se desenvolver diversas atividades (testemunhos de jovens, apresentações musicais, orações para a Virgem, etc.), para preparar a Vigília.


Horário - 20:00
Vigília com o Papa.
O Papa chegará ao aeródromo de Cuatro Vientos e começará á adoração eucarística. É esperado um discurso do Papa.


Horário - 23:00
Noite em Cuatro Vientos.
Os participantes da JMJ passarão a noite no aeródromo de Cuatro Vientos. Para todos os interessados, haverá várias barracas onde você pode adorar o Santíssimo Sacramento.


Domingo – 21/08
Horário – 09:00.
Missa de envio da Jornada Mundial da Juventude


Às 09:00 o Papa concelebrará a missa com milhares de bispos e padres, e terá como alvo jovens e presentes, para enviar ao mundo para testemunhar a sua fé, como fez o Senhor com seus apóstolos. No final da missa final, o papa anunciará a sede da próxima edição da Jornada Mundial da Juventude.


Fonte: http://www.franciscanos.org.br/