PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

quarta-feira, 27 de julho de 2011

ENCONTRO DOS BENFEITORES DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO!

Depois de uma semana de sol e calor no Estado do Espírito Santo, o domingo (25/07) amanheceu cinzento, meio frio e chuvoso. Será que os benfeitores apareceriam para o encontro no Projeto Santa Clara em Vila Velha?
Tudo estava preparado com esmero. Frei James cuidou da cozinha e do almoço, os freis do Santuário do Divino Espírito Santo abriram generosamente as portas da casa e do coração e acolheram a todos com dedicada hospitalidade, as secretárias do Santuário cuidaram da organização geral do encontro, os Freis Alvaci, Roger, Brayan e Ronaldo estavam ansiosos à espera de nossos queridos benfeitores capixabas e, no entanto, nada estava certo. Pensamos que a chuva havia espantado os benfeitores.
Timidamente chegava um carro aqui, outro ali, alguns benfeitores aqui e outros lá. Fomos aos poucos recebendo àqueles que fazem parte de nossa família franciscana: franciscanos no coração e na ação generosa em favor de nossas vocações.
Como diz o dito popular: “de grão em grão a galinha enche o papo”. No caso não enchemos o papo da galinha, mas enchemos a casa do Projeto Santa Clara. Sim! Mesmo com a chuva e com o frio mais de 100 benfeitores de várias regiões do Estado do Espírito Santo vieram partilhar conosco de uma manhã de encontro e reencontro de pessoas que acreditam no Reino de Deus e, também, na forma franciscana de anunciar o Evangelho. Encontro e reencontro de homens e mulheres que, muito para além da ajuda material, dispensam oração e carinho para com os frades franciscanos.
O encontro iniciou-se com o café-da-manhã seguido da oração de abertura. A reflexão do encontro ficou por conta de Frei Roger Brunório que com maestria nos apresentou a manifestação da beleza e do Divino nas várias representações e imagens de São Francisco de Assis. A Eucaristia, presidida por Frei Alvaci, contou com a alegre e criativa presença da juventude do Santuário. Os jovens encenaram o Evangelho que narra a vocação dos primeiros seguidores de Jesus. Rezamos na Missa por todos os benfeitores e também pelas vocações. Durante o almoço a descontração tomou conta de todos. Além do saboroso “rango” preparado por Frei James, saboreamos, também, a boa conversa, partilha de experiências de vida e a esperança de que o ideal de Francisco e Clara ainda tem muito a contribuir com todo o mundo. O encontro encerrou-se com o sorteio de vários brindes e com a despedida.
Certamente o que não se encerrou foi a boa vontade de todos os presentes neste encontro de continuar rezando pelas vocações e de ser “sal da terra e luz do mundo”: semeadores de “paz e bem”, anunciadores da Boa – Nova.
Muito obrigado!
Frei Brayan Felipe Farias, OFM