PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Rumo ao seminário franciscano Santo Antônio! Bem vindos benfeitores!

Pró-Vocações e Missões Franciscanas – 25 anos!
Caravana dos benfeitores franciscanos!
Há 25 anos atrás, quando se pensou em dar início a um projeto em prol das vocações franciscanas, tinha-se em mente o desejo de valorizar e engajar sobretudo o leigo, no acompanhamento e formação dos seminaristas e frades estudantes. A idéia de Frei Floriano e de alguns leigos do convento Santo Antônio, era justamente a de sensibilizar a todos de que as dificuldades concretas encontradas na formação dos futuros religiosos atingem toda a Igreja e são por isso responsabilidade de todos.
Atualmente o PVF conta com a ajuda de 4 funcionários, 3 frades e diversos voluntários que se revezam no atendimento aos benfeitores que nos visitam, na resposta a correspondências e e-mails, na organização de retiros e encontros com os benfeitores, em romarias à Aparecida e Guaratinguetá, na elaboração de campanhas de evangelização e missão, entre outros.
Em vista de tudo isto e em ação de graças por esta história, construída com o apoio de toda a Província e com empenho de cada frade, nos reuniremos em Agudos dos dias 23 a 26 de junho deste ano. Já convidamos a estar conosco todos os frades que trabalharam no Pró-Vocações, nossos colaboradores em diversas paróquias, até mesmo fora do território da Província, bem como nosso Ministro Provincial Frei Fidêncio, que irá presidir a missa de ação de graças no encerramento da caravana.
Neste ano, resolvemos chamar o retiro dos benfeitores, já tradicional, de “Caravana dos benfeitores franciscanos”, visto que, a idéia é justamente fazer com que nossos benfeitores se sintam participantes de uma grande família que se reúne para agradecer. De cada estado, dos cinco onde estamos presente, sairá um ônibus em direção a Agudos, acompanhados em sua maioria pelo nosso colaborador local ou por um frade. Estamos esperando para estes três dias, mais de duzentas pessoas, entre frades, benfeitores a amigos do PVF.
Todos os confrades são bem vindos, e, aos que quiserem participar, pedimos que nos avisem com antecedência para que possamos organizar melhor a acolhida de todos. Acima de tudo, gostaríamos de ressaltar que o Pró-Vocações existe em prol de nossa Província e de nossas casas de formação, e que, ele se mantêm vivo porque na grande maioria das vezes nossas paróquias e conventos abriram suas portas para que pudéssemos divulgar o nosso trabalho e fazer-nos conhecer.
Agradecemos mais uma vez a cada confrade em particular pelo empenho, esperamos poder contar sempre com todos.
A equipe Pró-Vocações e os nossos benfeitores esperam encontrá-lo em Agudos.
Bem vindos!
Frei Alvaci Mendes da Luz, OFM