PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

domingo, 26 de junho de 2011

Festa Franciscana em Agudos!

Há 25 anos, quando se pensou em dar início a um projeto em prol das vocações franciscanas, tinha-se em mente o desejo de valorizar e engajar, sobretudo, o leigo, no acompanhamento e formação dos seminaristas e frades estudantes.


A ideia de Frei Floriano e de alguns leigos do convento Santo Antônio era justamente a de conscientizar a todos de que as dificuldades concretas encontradas na formação dos futuros religiosos atingem toda a Igreja e são por isso responsabilidade de todos.


Atualmente, o PVF conta com a ajuda de quatro funcionários, três frades e diversos voluntários que se revezam no atendimento aos benfeitores que nos visitam, na resposta a correspondências e e-mails, na organização de retiros e encontros com os benfeitores, em romarias à Aparecida e Guaratinguetá, na elaboração de campanhas de evangelização e missão, entre outros.


Em vista de tudo isto e em ação de graças por esta história, construída com o apoio de toda a Província e com empenho de cada frade, nos reuniremos em Agudos, nos dias 23 a 26 de junho deste ano. Já convidamos a estar conosco todos os frades que trabalharam no Pró-Vocações, nossos colaboradores em diversas paróquias, até mesmo fora do território da Província, bem como nosso Ministro Provincial Frei Fidêncio Vanboemmel, que irá presidir a Missa de Ação de Graças no encerramento da caravana.


Neste ano, resolvemos chamar o retiro dos benfeitores, já tradicional, de “Caravana dos Benfeitores Franciscanos”, visto que, a ideia é justamente fazer com que nossos benfeitores se sintam participantes de uma grande família que se reúne para agradecer.


De cada estado, dos cinco onde estamos presentes, sairá um ônibus em direção a Agudos, acompanhados em sua maioria pelo nosso colaborador local ou por um frade. Estamos esperando para estes três dias, mais de duzentas pessoas, entre frades, benfeitores e amigos do PVF.


A equipe Pró-Vocações e os nossos benfeitores esperam encontrá-los em Agudos.


Histórico
Em 1976, a semente do qual nasceria o Pró-Vocações foi lançada por uma terceira franciscana, Maria Arieta, e por Frei Floriano Surian. Através da venda de cartões, desenhados por Frei Floriano, angariava-se recursos para ajudar os seminaristas carentes. A iniciativa se limitava ao Rio de Janeiro e especificamente ao Convento Santo Antônio. Com o tempo, as pessoas passaram a dar, espontaneamente, donativos para as vocações. Não demorou muito e os donativos superavam as vendas de cartões. "O movimento cresceu tanto que se tornou uma verdadeira pastoral devido ao atendimento espiritual dado aos colaboradores numa reciprocidade de relacionamento pessoal", conta Frei Floriano.


A partir deste bem-sucedido trabalho de Frei Floriano, a Província da Imaculada decidiu ampliar para os outros estados e criou, em 1986, o Pró-Vocações Franciscanas. Frei Alberto Esteves montou a estrutura, que funcionava no 6º andar do Convento São Francisco, em São Paulo. Vários frades se dedicaram a este trabalho: Frei Edrian Pasini, Frei Antônio Andrieta e Frei Reynaldo Ameixeira.


No início da década de 90, o pequeno escritório no 6º andar ficou pequeno e se mudou para a parte térrea do Convento, facilitando o acesso dos benfeitores e benfeitoras. Frei Mário Tagliari, Frei Atílio Abati e Frei Severino Clasen, durante 12 anos, consolidaram este trabalho, que também passou a ser voltado para as missões franciscanas (os frades partiram em missão para Angola em 1990) e a promoção vocacional.


Neste período, foi criado o Retiro para Benfeitores em Agudos. A partir de 2003, uma nova equipe tomou posse neste serviço, com Frei Airton Rosa e Frei Marcos Melo e, em 2006, Frei Atílio voltou à coordenação do trabalho com Frei Paulo Back. E, finalmente, hoje, Frei Alvaci Mendes da Luz e Frei Atílio continuam esta obra. Neste ano, o PVF conta também com a colaboração de Edvaldo Soares, em estágio por um ano.


Frei Alvaci Mendes da Luz