PESQUISAR TEMAS E ARQUIVOS DO BLOG

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

PVF promove encontro de benfeitores em Niterói

O Pró-vocações e Missões Franciscanas (PVF) realizou, neste terceiro domingo do advento (12/12), o 1º Encontro de Benfeitores da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O evento ocorreu na Paróquia Porciúncula de Sant'Anna, em Niterói/RJ, e foi conduzido por Frei Alvaci Mendes, que contou com o apoio de seu confrade, Frei Róger Brunorio, bem como da Juventude Franciscana(JUFRA), responsável pela animação fraterna do encontro e da Ordem Franciscana Secular (OFS).

Os 122 benfeitores presentes começaram a chegar por volta das 8h30. Após partilharem um rápido desjejum, eles se dirigiram ao salão paroquial, onde foram acolhidos por Frei Róger. A banda da Jufra animou e acolheu a todos com cantos franciscanos para, logo em seguida, Frei Alvaci tomar a palavra e apresentar-se aos presentes. Logo após, todos rezaram junto com Frei Róger, que fez a leitura da “Saudação das Virtudes” e da "Saudação da Bem-aventurada Virgem Maria", dois dos mais bonitos escritos de São Francisco de Assis.

Presidindo o evento, Frei Alvaci fez questão de saudar individualmente cada grupo regional de benfeitores, sendo eles: Petrópolis, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis e Niterói. Por fim, apresentou a benfeitora Célia, representante do Pró-Vocações na Paróquia Porciúncula e iniciou sua palestra.

O frei citou as semelhanças entre Nosso Senhor Jesus Cristo e o “pobrezinho de Assis”, apresentando dados biográficos de São Francisco. Mostrou também os números da Ordem dos Frades Menores (OFM) no Brasil, destacando, ainda, os serviços prestados pela Ordem mundo afora, sobretudo na Terra Santa; acentuando que nada disso seria possível sem a colaboração dos benfeitores, grande participantes da família franciscana.

Em seguida, exibiu-se o filme “Francisco de Assis”, produzido pelas Organizações Globo, para a Série Brava Gente (2006). Ato contínuo, frei Alvaci relembrou os 25 anos do PVF, comentando que o projeto teve início no Convento Santo Antônio, no Rio de Janeiro, e que hoje tem sua sede na cidade de São Paulo. O frade expôs os números de colaboradores por cidades e estados, ressaltando que através da formação dos frades e das missões da OFM, divulgar-se-á o carisma e a espiritualidade franciscana, cumprindo-se com o dever evangélico de espalhar a Boa-Nova.

Depois de abrir um espaço para os benfeitores fazerem perguntas, tirarem suas dúvidas e darem sugestões, Frei Alvaci exibiu um outro vídeo, este produzido pela Ordem dos Frades Menores por ocasião dos 800 anos do aprovação da Ordem Franciscana, que falava sobre as atividades missionárias da Ordem, seja junto às populações indígenas amazônicas, em defesa do meio ambiente e do direito dos pobres; seja em outras partes do mundo, em prol da dignidade humana. Encerrado o filme, todos participaram da Santa Missa concelebrada pelos freis Alvaci e Róger.

Ao final, os irmãos foram até o salão de festas da Paróquia para partilhar um delicioso almoço fraterno, preparado pelos membros da Ordem Franciscana Secular. O pároco, Frei Vilmar Alves, agradeceu e abençoou os presentes, que se divertiram muito com o sorteio de brindes franciscanos promovido pelos frades Alvaci e Róger.

Foi um dia de sensações agradáveis, onde a graça de Deus nos deu a certeza de que o trabalho realizado pelo PVF em parceria com seus benfeitores é peça fundamental para que continuemos a trilhar o sonho de Francisco e Clara de Assis, sob a proteção de Nossa Virgem Mãe, pelos méritos de Seu Glorioso Filho.

Thiago Damato, Secretário fraterno da Jufra-Porciúncula